O minúsculo e totalmente elétrico Wuling Hong Guang MINI EV é - como esperado - o carro elétrico mais vendido na China agora, com cerca de 25.778 unidades vendidas em janeiro, de acordo com a China Passenger Car Association (CPCA), via Moneyball. A remessa do fabricante é ainda mais alta (36.762).
No entanto, isso já não deve mais surpreender ninguém, após o crescimento nos emplacamentos sem precedentes na segunda metade de 2020. O resultado total de vendas da joint venture SAIC-GM-Wuling é de um total de 38.496.
O Hong Guang MINI EV está muito à frente do Tesla Model 3 'Made in China' (13.843) e do BYD Han totalmente elétrico (9.298), mas não podemos esquecer que se trata de um veículo subcompacto ao invés de um carro de médio porte. A Tesla e a BYD com certeza superam a Wuling em termos de receitas e lucros graças aos seus modelos mais equipados.
Como podemos ver no gráfico, janeiro foi o primeiro mês em que não houve novo recorde de vendas mensais. É apenas uma pausa temporária ou o volume começa a se estabilizar? Só o tempo dirá.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Em breve no Brasil, Zeekr X ganha versão acessível de R$ 110 mil na China
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
BYD atinge marca histórica com 500 mil veículos vendidos em outubro
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Tesla anuncia marco de 7 milhões de carros elétricos produzidos