Volkswagen é acusada pelo Greenpeace de vender carros elétricos para si mesma
Organização ambiental acusa montadora de realizar milhares de emplacamentos internos para bater meta de emissões
Enquanto aposta no sucesso do ID.3 e também do estreante ID.4 para avançar com suas metas de emissões na Europa, a Volkswagen é alvo de acusações por parte do Greenpeace, que afirma que a montadora alemã tem usado truques como aumentar suas vendas de carros elétricos com emplacamentos dentro da própria empresa.
É isso mesmo. A organização global de meio ambiente acusa a marca alemã de emplacar veículos internamente para inflar as vendas de carros elétricos, ampliar o percentual destes no total de sua frota e assim reduzir suas emissões médias - vale lembrar que a Europa tem apertado constantemente as regras de emissões com multas pesadas para as montadoras que não conseguem atingi-la.
Galeria: Volkswagen ID.3 primeiras entregas no Reino Unido
O Greenpeace diz que a Volkswagen gosta de vender a ideia de que é a pioneira em carros elétricos no grupo das montadoras tradicionais de carros a combustão, mas afirma que os números de emplacamentos têm uma pegadinha: de acordo com os cálculos da organização ambiental, a marca alemã teria realizado dezenas de milhares de emplacamentos internos.
De acordo com esses dados, a VW teria registrado 20,5% de todos os seus veículos elétricos puros e 21,7% de todos os veículos híbridos plug-in na Europa para a própria montadora ou para as suas concessionárias - um total de mais de 65.000 carros eletrificados.
O estudo ainda conclui que esse procedimento teve um forte impacto nas emissões médias de CO2 da frota. A organização ataca duramente a montadora:
"Em vez de ajustar sua pegada de carbono com seus próprios registros, a VW deveria sair rapidamente do negócio que prejudica o clima com motores a diesel e gasolina", disse o especialista em tráfego do Greenpeace Benjamin Stephan.
Por sua vez, a Volkswagen rejeita todas essas acusações e afirma que durante o ano passado foram lançados novos carros elétricos e que por conta disso disponibilizou 'algumas' unidades para os concessionários, principalmente para test-drive. Além disso, reforçou que a frota da própria montadora está sendo gradualmente eletrificada, embora não tenha fornecido dados específicos, mas garante que os seus números de vendas de carros elétricos "são verdadeiros".
Fonte: Spiegel
Galeria: Volkswagen ID.3 (2020) - impressões ao dirigir
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