Sucessor do Partner, utilitário Peugeot Rifter estreia em versão 100% elétrica
Irmão do Opel Combo-e e do Citroën e-Berlingo estreia no segundo semestre de 2021 com duas opções de comprimento
Em 2018, foi lançado na Europa o modelo sucessor do tradicional Partner, o Rifter, o equivalente Peugeot do muito mais conhecido Citroen Berlingo. E agora, a partir do segundo semestre de 2021, a lista de opções fica maior com o utilitário que estará disponível como um veículo 100% elétrico.
Como o Rifter normal (e os modelos tecnicamente equivalentes Citroën Berlingo, Opel Combo e Toyota ProAce City), o e-Rifter é baseado na plataforma PSA EMP2. Já o sistema de propulsão é o conhecido do Opel Combo-e e do ë-Berlingo. Como o Combo-e, o e-Rifter também está disponível em duas variantes de comprimento e com até sete assentos.
Galeria: Peugeot e-Rifter
Dados técnicos do Peugeot e-Rifter:
- Drive: E-motor com 100 kW e 260 Nm (136 cv e 26,5 kgfm)
- 0 a 100 km/h em 11,2 segundos
- Velocidade máxima de 130 km/h
- Bateria: 50 kWh
- Autonomia: até 280 km (WLTP)
- Carregamento: até 11 kW AC, até 100 kW DC
- Comprimento: 4,40 metros (L1) ou 4,75 metros (L2)
Carregamento trifásico padrão com corrente alternada de até 11 kW por meio de uma conexão na parte traseira esquerda. Uma carga completa com o wallbox de 11 kW leva cerca de 4:40 horas. Na estação de carregamento rápido com 100 kW, 80% da carga pode ser atingida em cerca de 30 minutos.
O novo Peugeot e-Rifter oferece três modos de condução em que a potência máxima do motor elétrico é reduzida para 60 ou 80 kW, além de dois ajustes de recuperação de energia.
Internamente, há um quadro de instrumentos digital de 10" ou instrumentação convencional, dependendo da versão, e um sistema de navegação TomTom oferecido como opcional. O console central modificado contém o seletor de marchas e o modo B para uma regeneração mais forte, e também o seletor para o sistema de tração.
Tanto a versão padrão (4,40 metros) como a versão longa (4,75 metros) têm cinco assentos de série com três bancos individuais rebatíveis atrás. Existe a opção de sete lugares como opcional. Itens maiores também podem ser carregados sobre o banco do passageiro rebatível (opcional).
O porta-malas tem capacidade para 775 litros na versão padrão de cinco lugares e até 4.000 litros na versão longa com os bancos rebatidos. A capacidade de reboque é de até 750 quilos (com freio). O teto de vidro "Zenith" com uma persiana elétrica e uma janela traseira que pode ser aberta separadamente estão disponíveis como opcionais.
O e-Rifter está sendo produzido em Vigo, Espanha. O veículo deverá estar disponível para encomendas a partir do segundo semestre de 2021. As versões de equipamentos são Active Pack, Allure, Allure Pack e GT; os preços ainda não foram divulgados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro