Próximo carro elétrico da marca será produzido na Alemanha em 2023

Conforme antecipado na semana passada, a Ford divulgou mais detalhes de sua estratégia de investimento em eletrificação, o que inclui a transformação da fábrica de Colônia, na Alemanha, em um centro de desenvolvimento e produção de veículos elétricos na Europa. 

Com este anúncio, a marca do oval azul começa a preparar o terreno para concretizar seu plano de vender somente carros elétricos na Europa em 2030. A fábrica de Colônia é o local onde o Fiesta é produzido atualmente. No entanto, entre 2023 e 2024, o compacto deixará de ser feito por lá para dar lugar à produção do próximo carro elétrico da empresa.

Galeria: Ford Mustang Mach-E (2021) - avaliação

Há muitas apostas sobre como será este veículo elétrico, mas o que sabemos por enquanto é que ele será construído sobre a plataforma MEB da Volkswagen, por meio de uma parceria firmada no ano passado que prevê o fornecimento de 600.000 unidades desta base no período de 6 anos a partir de 2023. 

Ford - carro elétrico MEB

Também sabemos que a arquitetura MEB atualmente comporta veículos de porte superior ao Fiesta, como os modelos VW ID.3 e VW. ID.4. No entanto, a Volkswagen já trabalha em uma modificação nesta arquitetura para permitir um futuro carro elétrico com porte equivalente ao VW Polo, chamado por enquanto de ID.2 e que eventualmente poderia servir para a Ford lançar um compacto elétrico.

Mas com base no que já foi dito por um executivo da própria Ford, nesse primeiro momento o grande candidato a próximo carro elétrico da Ford é um SUV compacto, posicionado abaixo do Mustang Mach-E - na prática, ele teria o porte de um Ford Puma, um modelo pensado para o mercado europeu.

Apesar de ser construído sobre a plataforma MEB, o próximo modelo zero emissões da Ford irá manter o DNA da empresa em termos de projeto e design. Ainda não há especificações técnicas divulgadas, mas com os recentes anúncios de investimentos bilionários e metas generosas, mais detalhes devem começar a surgir.

Fonte: Autobild

Galeria: Ford Puma ST (2021)