Yamaha e Honda vão padronizar baterias removíveis para motos elétricas
Acordo entre montadoras definirá um padrão mundial de baterias substituíveis para motos, scooters e pequenos veículos elétricos
Um assunto que abordamos há poucos dias, a questão das baterias substituíveis, está de volta ao debate. E agora com um importante anúncio oficial: a Yamaha divulga ter assinado uma Carta de Intenções com os fabricantes Honda, KTM e Piaggio para estabelecer um consórcio para padronizar mundialmente as baterias portáteis para motocicletas, scooters e veículos elétricos leves.
Nos temos do Acordo Climático de Paris e da transição para a mobilidade elétrica, os membros fundadores do Consórcio acreditam que a disponibilidade de um sistema padronizado de bateria substituível promoveria o uso generalizado de veículos elétricos leves e contribuiria para uma gestão mais sustentável do ciclo de vida das baterias utilizados no setor de transporte, o que é uma afirmação bastante realista.
Galeria: Gogoro GoStation
Outras vantagens da padronização seriam ampliar a autonomia, encurtar o tempo de carregamento e reduzir os custos de veículos elétricos e infraestrutura. Com isto, os principais fabricantes tentarão minimizar as principais preocupações dos clientes em relação ao futuro da mobilidade elétrica.
Em linhas gerais, o consórcio iniciará suas atividades em maio de 2021 e tem por objetivo definir as especificações técnicas padronizadas do sistema de bateria substituível para veículos pertencentes à categoria L: ciclomotores, motocicletas, scooters, triciclos e quadriciclos. A Yamaha afirma que esse trabalho será desenvolvido em estreita colaboração com as partes interessadas e organismos de padronização nacionais, europeus e dos demais países, para definição de normas técnicas internacionais.
O Diretor Executivo Takuya Kinoshita, Diretor Geral de Operações de Negócios de Motocicletas, Yamaha Motor disse:
"Acredito que a criação deste Consórcio tem grande significado não apenas para a Europa, mas para o mundo, à medida que avançamos no estabelecimento de padrões para baterias substituíveis para veículos elétricos leves. Estou confiante de que, por meio de um trabalho como este, as especificações técnicas e padrões, que atualmente diferem por características regionais ou o estado da indústria em diferentes mercados, serão unificados e, no futuro, ajudarão a levar a maximizar os méritos da eletricidade poder para os clientes em um nível global."
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Yamaha
Galeria: Yamaha E01 - scooter elétrico
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda 0 Series EV: Protótipos de sedã e SUV prontos para estrear em 2026
GWM Ora 03 é o carro elétrico com menor desvalorização no Brasil
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
SUV elétrico mais acessível do Grupo Volkswagen tem início de produção
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Chevrolet Spark EUV: novo SUV compacto elétrico é mostrado no Brasil
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030