Como informamos recentemente, a Stellantis se juntou ao clube como mais uma montadora para anunciar oficialmente um futuro totalmente elétrico. No entanto, já ouvimos isso antes - por anos, na verdade - de muitos fabricantes de automóveis mais antigos. Agora, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, explica isso com mais detalhes, e impressiona com seus planos.
De acordo com um artigo recente no Automotive News, a Stellantis planeja seguir "a todo vapor" rumo aos veículos elétricos a bateria (BEV). Além disso, Tavares diz que os motores híbridos "eventualmente irão desaparecer", o que é uma grande declaração vinda do CEO da montadora recém-formada, que iniciou oficialmente as operações em janeiro de 2021.
A Stellantis é composta por 14 marcas na França, Alemanha, Itália e Estados Unidos. Tavares ressalta que todos os segmentos que são atendidos estão trabalhando para um eventual banimento dos carros movidos a gasolina. Ele compartilhou:
"Estamos indo a todo vapor com os veículos elétricos a bateria, pois acreditamos que o mix de vendas dentro dos veículos eletrificados passará muito rápido para os VEs puros."
"Não estamos pensando que ainda teremos híbridos moderados ou híbridos plug-in."
Para dar um passo adiante, Tavares revelou uma apresentação afirmando que a Stellantis seria "compatível com as emissões desde o 1º dia", com o objetivo de cumprir as metas até 2025. A montadora lançará 10 novos veículos de "alta tensão" este ano, que irão consistir em uma mistura de veículos elétricos e híbridos plug-in (PHEVs).
A montadora já tem duas plataformas elétricas dedicadas, o que não pode ser dito sobre muitos fabricantes de automóveis concorrentes mais antigos. Segundo Tavares, a amplitude é um dos principais focos neste momento. Ele disse:
"Estou desafiando muito meus engenheiros. Estamos trabalhando muito nas capacidades de armazenamento de energia, mas também na relação de eficiência energética dos motores elétricos, nas transmissões, na aerodinâmica."
A Stellantis, que como grupo já possui 29 veículos eletrificados, também tem um plano de eletrificação para o Brasil, onde podemos esperar neste ano por modelos como o Fiat 500 elétrico, Jeep Renegade e Compass híbridos plug-in, além do já lançado Peugeot 208 elétrico.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033