Marca alemã mostra os detalhes internos do próximo lançamento da linha e-tron em fotos oficiais e vídeo

Em breve, a Audi irá apresentar o seu veículo elétrico mais acessível e anti-Tesla Model Y, que será o Q4 e-tron. Mas enquanto ele não é revelado por inteiro, podemos conhecer o interior e saber mais alguns detalhes do modelo. Por enquanto, o exterior está coberto por um tipo de disfarce semelhante ao que a Audi usou no e-tron GT antes de revelar totalmente seu sedã elétrico.

Então, o que há de novo no e-tron Q4? Bem, com 4,59 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,61 metros de altura, é apenas ligeiramente menor do que um Tesla Modelo Y, o veículo que certamente será seu principal rival em muitos mercados. Ele ostenta um design Audi um tanto previsível que parece não se distanciar do visual antecipado pelo conceito - a pintura nos impede de ver todos os detalhes, mas temos certeza de que ele será totalmente revelado em breve.

Galeria: Protótipo e interior do Audi Q4 E-Tron

Interior revelado

No interior, o Q4 e-tron ostenta o mais recente design da Audi em componentes como o volante. Também há painéis sensíveis ao toque no lugar de botões físicos, um conjunto de mostradores totalmente digital de série e um head-up display de realidade aumentada opcional. Este último recebe atenção especial no comunicado oficial.

Audi Q4 e-tron, protótipo e interior

O HUD funciona como qualquer outro na indústria automotiva, só que este possui espelhos de dois níveis que separam o que ele projeta em áreas próximas e distantes. A Audi garante que os motoristas são capazes de ver e ler facilmente toda e qualquer informação exibida desta forma, sem ter que tirar os olhos da estrada.

Audi Q4 e-tron, protótipo e interior

No entanto, o maior ponto de discussão de todo este sistema HUD é a parte de realidade aumentada (semelhante ao que a VW já oferece). A Audi explica que projeta instruções em tempo real no para-brisa e que para que sua posição seja correta em relação ao que o motorista realmente vê, o sistema precisa compensar não só o movimento contínuo do carro, mas também o tremor causado pela direção. Ele tem 'compensação de vibração', como a Audi o chama, e nos garante que é muito nítido e estável.

Assista ao vídeo:

O que o HUD de realidade aumentada realmente faz e como isso ajuda o motorista? Bem, se você definir uma rota no sistema de navegação, o HUD irá sobrepor direções e instruções sobre os lugares exatos onde você precisa fazer curvas ou mudar de direção. Quando o controle de cruzeiro adaptativo está ativado, o sistema exibe dicas visuais destinadas a mantê-lo na pista, bem como a uma distância segura do veículo da frente (que será ampliada para melhor visibilidade).

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram