Em mais um passo rumo à concretização do projeto do primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado 100% elétrico do país, a BYD, empresa global de energia limpa, fez a apresentação do modelo nesta semana em São José dos Campos (SP), que será a primeira cidade do país a utilizar essa modalidade de transporte.
A apresentação deste ônibus elétrico aconteceu no Parque Tecnológico de São José dos Campos com a presença do diretor Institucional e Head da Unidade de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, que mais uma vez sinalizou a vantagens que cidade tem ao escolher a eletrificação como meio de transporte:
“Esse é o modelo do ônibus 100% elétrico que a BYD irá entregar para cidade de São José dos Campos. Estamos satisfeitos em contribuir para uma cidade mais sustentável e com a mobilidade verde”, diz Schneider.
“As prefeituras estão compreendendo a relevância e a necessidade real de substituir veículos por não poluentes. Investir em veículos elétricos melhora a qualidade do ar das cidades, impactando diretamente na saúde da população”, além de promover muito conforto ao usuário e motorista, conclui o executivo da BYD.
Produzido na fábrica da BYD em Campinas (SP), o modelo VLP elétrico possui 22 metros de comprimento, será movido a baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e tem autonomia de até 250 km com uma carga completa.
Especificações do BYD D11A
- Autonomia de até 250 km;
- Cinco anos de garantia para o trem de força: motores elétricos e caixa de redução;
- Carregamento fácil em até 3,5 horas;
- Baixo consumo energético;
- Zero emissão de poluentes e ruídos;
- Baixo custo de manutenção;
- Quatro Motores elétricos BYD – 2912TZ-XY-A
- 4X 201 cv de potência máxima integrados às rodas;
- Estrutura em aço de alta resistência à torção e à flexão;
- Freios a disco com sistema ABS e controle de tração;
Para a implantação do 'Corredor Verde' em São José dos Campos (SP), foram produzidos 12 ônibus articulados pela BYD em sua fábrica em Campinas que já se encontram na Marcopolo para finalização. A previsão de entrega desses ônibus elétricos ao município é para outubro de 2021.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter