Depois da Audi, a marca Volkswagen também avança para uma nova etapa na transição energética

A Volkswagen afirma que não vai mais desenvolver novos motores a gasolina e a diesel. Em uma tendência de aumento desse tipo de anúncio pelas montadoras, a marca alemã deve apenas atualizar seus motores térmicos existentes por algum tempo e se dedicar com afinco ao desenvolvimento de novos motores elétricos

Em entrevista ao site Automobilwoche, o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter disse: "No momento, não estou presumindo que outra família de motores completamente nova será lançada".

Galeria: VW inicia a produção do ID.3 em Dresden

No entanto, isso não quer dizer que os motores a combustão irão simplesmente desaparecer. Ao invés disso, a montadora planeja aproveitar as unidades disponíveis atualmente em uso e atualizá-las para os novos padrões de emissões, como o Euro 7. "Ainda vamos precisar deles", observa Brandstaetter, "e devem ser tão eficientes quanto for possível".

O executivo também admite que a receita das vendas de carros a gasolina e diesel ainda são fundamentais para financiar o grandioso plano de transição energética da Volkswagen.

Com metas ambiciosas, o plano estratégico "ACCELERATE" irá promover a multiplicação dos carros elétricos no portfólio da marca, bem como o desenvolvimento de uma plataforma elétrica mais moderna e com baixo custo de produção, bem como soluções de software e serviços online para a nova frota. 

O plano é ter uma participação de carros elétricos no total das vendas na Europa de 70% até 2030. Uma meta que representa simplesmente o dobro do que havia sido estipulado. Em mercados como Estados Unidos e China a meta é que os carros elétricos alcancem 50% das vendas totais no mesmo período.  

Esse anúncio vem logo depois que outra empresa, a Audi, fez uma declaração semelhante quando o CEO, Markus Duesmann, disse que a empresa tinha parado de desenvolver novos motores a combustão. O Grupo Volkswagen delegou à marca das quatro argolas a missão de liderar os esforços de pesquisa e desenvolvimento em eletrificação do conglomerado. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Automobilwoche

Galeria: Volkswagen ID.4 - produção em série em Zwickau