Conheça o interior repleto de tecnologia do novo carro elétrico topo de linha da Mercedes

Muito antes da apresentação oficial marcada para abril, a Mercedes-Benz está revelando o interior de seu sedã elétrico EQS. Como vimos anteriormente, o Mercedes EQS ostenta um interior vanguardista caracterizado pelo Hyperscreen MBUX: uma tela gigante de 141 cm de largura que cobre todo o painel. Mas também haverá uma opção de interior mais tradicional composto por uma única tela central, como no novo Mercedes-Benz Class S. 

As telas que compõem o Hyperscreen MBUX possuem "feedback tátil". Assim, quando o motorista ou o passageiro da frente pressionam a tela, em contrapartida, uma pequena vibração é emitida pelos 12 atuadores para que o usuário saiba que sua solicitação foi atendida. O sistema de informação e entretenimento do Mercedes EQS é muito poderoso: possui uma CPU de oito núcleos com 24 GB de RAM. 

Mercedes EQS - Interior
Mercedes EQS - Interior
Mercedes EQS - Interior

Entre as novidades, os designers da Mercedes fizeram um trabalho notável para que o coeficiente de penetração de ar do sedã elétrico - ou Cx - fosse o mais baixo possível. Eles conseguiram reduzir esse valor para 0,20; um recorde mundial. 

"Com o nosso EQS, criamos toda uma nova geração de carros de luxo. Com base em nosso estilo de pureza sensual, criamos desejo combinando esculturas sedutoras com as proporções mais progressivas. Principais características como o design "One-bow" e um integrado conceito holístico fortemente reduzido e muito fluido dá ao EQS sua aparência esportiva e inovadora. Isso o diferencia de todos os veículos que criamos até agora - isso é o que torna nosso EQS tão excepcional." disse Gorden Wagener, Diretor de Design do Grupo Daimler.

Mercedes EQS - Interior

Os engenheiros da Mercedes trabalharam extensivamente na parte acústica. É verdade que se trata de um carro elétrico, mas a Mercedes dá grande importância à percepção auditiva (15 alto-falantes de 710 W), que é parte integrante da experiência de dirigir. Como item de série, dois sistemas de som são oferecidos: Silver Waves e Vivid Flux. O ambiente sonoro é acompanhado pela difusão dos perfumes e pela filtragem do ar externo para eliminar os maus odores graças ao filtro HEPA. 

Todos os sensores (até 350) e sistemas são gerenciados por uma inteligência artificial capaz de tomar decisões instantâneas de acordo com vários parâmetros: velocidade, aceleração, temperatura, piscar de olhos do motorista e etc. 

Galeria: Mercedes EQS 2021 - Workshop

Curiosamente, o Mercedes EQS tem um programa de 'mini-descanso' que o motorista pode ativar para uma pausa. Ao ativá-lo, o banco do motorista inclina-se, as janelas e persianas fecham-se e a iluminação ambiente se adapta adequadamente para que o motorista possa descansar durante o carregamento do veículo, por exemplo. "Sons suaves e céu estrelado exibido na tela central ajudam você a adormecer", diz o comunicado à imprensa.

As especificações técnicas do Mercedes-Benz EQS ainda não foram reveladas. Sabemos, porém, que este sedã terá uma bateria grande o suficiente para oferecer uma autonomia de cerca de 700 km de acordo com o ciclo WLTP.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Mercedes EQS - Interior