Não, isto não é uma piada de 1º de abril

Sim, sabemos que faltam apenas alguns dias para o Dia da Mentira. No entanto, após rumores, agora é oficial: a Volkswagen está prestes a mudar o nome de suas operações nos EUA para "Voltswagen of America". A mudança é vista como uma forma da marca demonstrar seu total compromisso com a transição dos veículos movidos a diesel e a gasolina para a eletrificação. 

Temos que admitir, inicialmente acreditamos se tratar de alguma façanha de relações públicas, programada para coincidir com o Dia da Mentira. No entanto, além da fonte original, CNBC, The Automotive News e USA Today relataram que realmente não se trata de uma piada e que a marca realmente mudará o nome de suas operações nos Estados Unidos. 

"Podemos estar trocando nosso K por um T, mas o que não estamos mudando é o compromisso desta marca em fazer os melhores veículos da classe para motoristas e pessoas em todos os lugares", disse o CEO da VW of America, Scott Keogh, no comunicado à imprensa que foi postado acidentalmente um mês antes.

Galeria: Volkswagen ID.4 - primeiras entregas na Alemanha

A Volkswagen postou acidentalmente um comunicado à imprensa um mês antes em seu site em 29 de março de 2021, que foi datado como 29 de abril de 2021. O comunicado à imprensa foi rapidamente retirado do ar, mas não antes que a CNBC pudesse obtê-lo. O comunicado descreveu a mudança de nome como uma "declaração pública do investimento futuro da empresa em mobilidade eletrônica".

Mas a VW não foi hackeada, o anúncio não é uma piada, não é uma jogada de marketing e o plano é que a mudança se torne permanente, disse uma pessoa a par dos planos da empresa sob condição de anonimato porque não estava autorizada a falar publicamente. - USA Today

Além disso, o comunicado afirmou que um emblema externo "Voltswagen" será colocado nos veículos elétricos da empresa, e os não-elétricos continuarão a usar o emblema VW recentemente atualizado da empresa. Enquanto isso, a empresa-mãe, Grupo Volkswagen na Alemanha, manterá seu nome atual. Volkswagen significa "o carro do povo" em alemão, mas não tem nenhum significado específico em inglês. Portanto, não esperamos que a mudança de nome encontre resistência por parte dos consumidores norte-americanos.

A CNBC informou que uma pessoa familiarizada com os planos da empresa confirmou a autenticidade do comunicado à CNBC. A pessoa não identificada pediu para permanecer anônima porque os planos ainda não deveriam se tornar públicos. A CNBC também disse que os veículos movidos a diesel e gasolina exibirão o logotipo da VW em um fundo azul escuro, enquanto os veículos elétricos exibirão o logotipo em um fundo azul claro. 

No entanto, nesta terça-feira (30), após o vazamento acidental, a Volkswagen publicou um novo comunicado oficial confirmando a mudança do nome para Voltswagen a partir de maio. Será a tentativa de lavar a alma de uma vez por todas por conta do escândalo Dieselgate. E aí, o que podemos esperar? 

Atualização

Nesta quarta-feira (31) a Volkswagen tirou o comunicado de sua página de imprensa e desmentiu a mudança de nome para Voltswagen of America. Tudo não passou de uma estratégia de marketing para chamar a atenção para os esforços de eletrificação da marca alemã. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Volkswagen ID.4 estreia