Diferentemente do que foi publicado pela imprensa global ontem, a Volkswagen não irá mudar o nome para Voltswagen nos Estados Unidos. Tudo não passou de um falso comunicado de imprensa divulgado pela marca alemã para chamar a atenção do público para a causa da eletrificação. 

Todo o burburinho em torno do nome Voltswagen of America foi uma farsa. Na verdade, foi mesmo uma piada de mal gosto feita dois dias antes do 1º de abril. Tudo começou com a divulgação por fontes extremamente confiáveis nos Estados Unidos de rumores que indicavam que a Volkswagen mudaria de nome no país.

Galeria: Volkswagen ID.4 - produção em série em Zwickau

Logo depois, foi publicado um comunicado oficial da própria Volkswagen com a imagem do logo Voltswagen iluminado e uma declaração oficial de e Scott Keogh, presidente e CEO da Volkswagen of America:

"Podemos estar trocando nosso K por um T, mas o que não estamos mudando é o compromisso desta marca em fazer os melhores veículos da classe para motoristas e pessoas em todos os lugares"

Esse comunicado foi postado anteontem, mas datado como sendo de 29/04/2021, sugerindo que a empresa teria feito a publicação em sua página um mês antes do previsto - logo em seguida o anúncio foi retirado do site da Volkswagen, mas a CNBC conseguiu salvá-lo.

Os rumores tomaram uma proporção enorme no mundo inteiro com a maioria das publicações dando a mudança de nome como certa, inclusive com confirmação de fontes internas, até que ontem (30), a Volkswagen postou um novo comunicado oficial confirmando a mudança do nome para Voltswagen, o que dissipou os rumores e tornou a informação 'oficial'. 

No entanto, nesta quarta-feira (31), quem acessou o link do site de imprensa da Volkswagen constatou que não havia mais vestígios da declaração publicada ontem - ela simplesmente desapareceu. Logo depois, a marca publicou um outro comunicado, que também foi retirado do ar:

"A Volkswagen of America não mudará seu nome para Voltswagen" -  a comunicação sobre o novo nome foi emitida no espírito do Dia da Mentira. Mas haverá atualizações em breve".

Ainda não sabemos do que se trata essa próxima atualização, mas um porta-voz da montadora alemã disse à imprensa europeia que essa situação toda foi "uma ideia interessante do departamento de marketing". Independente da piada de mal gosto, parece que o objetivo foi alcançado: fazer com que as pessoas falassem sobre a eletrificação da Volkswagen. Mas será mesmo que vale tudo no marketing? 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram