Agora é oficial. O novo GMC Hummer SUV elétrico foi revelado pela GMC. O utilitário esportivo elétrico inspirado no clássico Hummer H2 adota a mesma tecnologia da picape e tem previsão de chegar ao mercado a partir de 2023.

Conforme esperado, o adota o mesmo layout elétrico de três motores que a picape, que por sua vez terá no futuro uma versão mais econômica de dois motores. No entanto, o utilitário será um pouco menos 'bruto', uma vez que a GMC estima que o Hummer EV SUV tri-motor terá até 840 cavalos de potência. Isso é menos que os 1.000 cv da caminhonete elétrica, mas o torque ainda está listado como 1.590 kgfm. Em resumo, ainda assim são números bastante impressionantes.

Galeria: GMC Hummer SUV

Mas claro, estamos falando de torque nas rodas, enquanto as medições típicas são feitas no motor. Uma vez que o Hummer tem vários motores ao invés de um único motor de combustão interna, há alguma controvérsia na medição do binário. Para uma comparação mais justa, a medição de torque da roda deve ser igual a um número que no eixo é de aproximadamente 138,2 kgfm. Isso coloca o Hummer SUV no mesmo nível das picapes a diesel para serviços pesados, o que ainda é impressionante para qualquer aplicação, quanto mais um para um SUV de luxo.

Falando nisso, você encontrará o layout interno de cinco passageiros para o SUV elétrico da mesma forma que na picape. Obviamente que a parte traseira é o grande diferencial e inclui uma área de carga considerável. 

No que diz respeito aos recursos, espere pelo sistema Super Cruise aprimorado, o modo Crabwalk de direção nas quatro rodas, o Extract Mode, e o explosivo Watts To Freedom. Nos modelos Hummer equipados com três motores, ele permitirá acelerar de 0 a 96 km/h em apenas 3,5 segundos. Para o uso off-road, a GMC diz que o SUV elétrico Hummer deve ter os melhores ângulos de ataque e saída do segmento, sem falar em um diâmetro de giro de 10 metros em modelos com direção nas 4 rodas.

Os compradores que querem chamar a atenção vão preferir o modelo Edition 1, que vem de série com rodas de 22 polegadas e uma infinidade de itens personalizados. Entretanto, também está disponível com o pacote Extreme Off-Road que troca as rodas grandes por rodas de 18 polegadas envolvidas em pneus agressivos de 35 polegadas. O pacote acentua as qualidades off-road do Hummer com um eLocker frontal, semi-eixos para serviço pesado, câmeras sob a carroceria, e para elementos de proteção de áreas vitais. E se isso não é o bastante, a GMC irá ofertar mais de 200 acessórios disponíveis no lançamento.

Independentemente da versão, a plataforma Ultium da GM com arquitetura elétrica de 800 volts estará por baixo, exceto para o modelo básico que usa um sistema de 400 volts. A autonomia varia de 402 km do modelo básico a mais de 480 km para as demais variantes. O acréscimo do pacote Extreme Off-Road reduz o alcance para 450 km, mas a GMC destaca que esses números ainda são estimativas preliminares. E faltando quase dois anos para que o Hummer SUV chegue ao mercado, certamente há tempo para melhorar esses dados.

O esquema de versões do Hummer SUV segue uma hierarquia semelhante à da picape. A Edition 1 será a primeira, chegando ao mercado no início de 2023 com um preço inicial de US$ 105.595 (R$ 602.700), ou US$ 110.595 (R$ 630.200) com o pacote Extreme Off-Road. 

O Hummer SUV 3X e o 2X estreiam no segundo trimestre de 2023; o tri-motor 3X parte de US$ 99.995 (R$ 570.700) e com o motor duplo de 633 cv (466 kW) 2X o preço inicial é de US$ 89.995 (R$ 513.700). Por último, o EV2 de motor duplo chega somente no primeiro semestre de 2024 a US$ 79.995 (R$ 456.600).

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram