A Volkswagen, assim como outras montadoras europeias, também está caminhando firmemente em direção ao V2G, a tecnologia para a troca bidirecional de energia entre os carros elétricos e a rede.

Em entrevista ao jornal de negócios alemão Handelsblatt, o chefe da área de desenvolvimento da empresa, Thomas Ulbrich, disse que de fato a partir do próximo ano todos os veículos elétricos do Grupo Volkswagen baseados na plataforma MEB (do alemão Modulare E-Antriebs-Baukasten) serão equipados com esta tecnologia.

Volkswagen ID.4 -produção em série em Zwickau

À venda em 2023

"Os testes foram positivos, estamos finalizando os preparativos necessários", confirmou Ulbrich. A partir de 2022, portanto, todos os carros elétricos do Grupo baseados na MEB oferecerão a possibilidade de troca de energia com a rede elétrica.

As previsões para o próximo ano já falam em uma produção de cerca de 300 mil veículos elétricos com carregamento bidirecional, que estarão à venda em 2023. Continuando com esses números, a frota de carros movidos a bateria pode em breve ser grande o suficiente para ter um grande impacto na rede elétrica.

Benefícios para a rede elétrica

O V2G oferece muitas vantagens. Veículos capazes de explorar esta tecnologia podem, de fato, favorecer o desenvolvimento das chamadas redes inteligentes, contribuindo para a estabilização das redes elétricas e tornando-as cada vez mais inteligentes - em horários de pico de demanda, os carros elétricos serão capazes de transferir energia para a rede, enquanto em períodos de baixa demanda podem carregar suas baterias, o que também resultará em tarifas mais baixas para os usuários.

Um progresso que no futuro será capaz de alavancar os carros elétricos para ter um sistema de energia cada vez mais flexível e pronto para acomodar uma parcela crescente de fontes renováveis.

Os fabricantes de automóveis que apostam no V2G, assim como os operadores de energia, são em número cada vez maior. Várias empresas e governos estão se mexendo nessa direção na Europa, apostando em uma tecnologia que poderá se tornar essencial para a estabilidade do sistema elétrico. E com o anúncio da Volkswagen, outra peça muito importante é, sem dúvida, adicionada.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram 

Galeria: Volkswagen - estação de recarga no Arizona