Parece que finalmente a Toyota vai aderir ao carro elétrico. Apesar das declarações cautelosas sobre a 'sede' pelos 100% elétricos dada pelo número um Akio Toyoda e o compromisso com o hidrogênio, na verdade, há cada vez mais sinais de uma atenção crescente também para o carro 100% elétrico da marca. 

E agora surgiu também o que poderia ser o emblema dedicado aos carros de emissão zero da linha: BZ, sigla que significa Beyond Zero, um nome que retomaria o ambicioso projeto do grupo japonês de sustentabilidade e digitalização. A nova marca, criada com duas letras azuis estilizadas com contornos cinza, já foi registrada no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (Euipo).

Galeria: Toyota - SUVs elétricos (patentes)

Ao menos 5 carros elétricos a caminho

Na prática seria uma submarca com a qual os carros de emissão zero da montadora seriam identificados. Pelo menos, é o que afirma o administrador do BZ Forum, uma plataforma digital recente dedicada aos proprietários e entusiastas dos modelos de emissão zero da Toyota (presentes e, acima de tudo, futuros).

A postagem com a qual o administrador do fórum apresenta o logotipo diz: "A Toyota registrou a patente desta nova marca na EUIPO. Espere vê-lo em toda a linha de emissão zero, que começará com o BZ1 e BZ1X e vá até o BZ5 e BZX5. De acordo com as interpretações oficiais dos conceitos elétricos, também haverá outros modelos".

Por ora, sabemos que os dois primeiros modelos BZ devem ver a luz até o final do ano e serão comercializados inicialmente nos Estados Unidos. Esperamos por um crossover e um sedã e algo pode antecipado no Salão Automóvel de Xangai, no final deste mês. Quanto aos nomes, o número deve estar associado ao segmento a que pertence o modelo, enquanto o X deve indicar a presença de tração integral.

Subaru e Tesla

Depois de ser pioneira com os carros híbridos e também ter se empenhado antes dos outros no hidrogênio, que com o novo Mirai deu um novo passo evolutivo, a Toyota agora parece estar abraçando a causa da eletricidade pura.

Ela pode não fazer isso sozinha. Nos Estados Unidos, recorreu ao Patent and Trademark Office local para proteger o projeto de um veículo de três volumes de emissão zero que deveria construir em colaboração com a Subaru. E ainda falta esclarecer a relação com a Tesla, com a qual, segundo rumores recentes, poderá dar vida a modelos compactos que aproveitem a plataforma japonesa e a tecnologia proprietária de Elon Musk.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Toyota e-TNGA