Novo topo de linha da Citroën é arrojado e mistura sedã, perua e SUV; suspensão ativa é destaque

Os alemães podem estar dominando o segmento de médio porte, mas a divisão europeia da Stellantis não está disposta a desistir sem lutar. A Citroën tem um novo carro topo de linha para enfrentar modelos como o Mercedes Classe E, BMW Série 5 e Audi A6. Mas enquanto esses três alemães vêm em embalagens separadas de sedã e perua, o novo C5 X é uma mistura dos dois estilos de carroceria, com alguns ingredientes de SUV nessa receita.

Em consonância com os designs modernos da Citroën, o C5 X é um modelo nada convencional com uma aparência arrojada, ainda mais do que outros modelos com o emblema de chevron duplo devido à carroceria com estilo '3 em 1'. A linha do teto relativamente plana afirma ser sedã em sua maior parte, mas a traseira alongada traz aquele efeito de perua, enquanto a altura de rodagem alta é uma reminiscência do C5 Aircross, o outro modelo C5 da montadora francesa servindo como um SUV completo.

Galeria: Citroen C5 X 2021

Com 4.805 milímetros de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.485 mm de altura, o novo C5 X é menor do que seus rivais alemães. Ele oferece 545 litros de volume de carga atrás dos bancos traseiros, que pode ser expandido para 1.640 litros após dobrar os bancos traseiros para permitir um piso plano.

O visual externo peculiar segue o conceito Cxperience de 2016, enquanto o interior carrega toda a tecnologia que a Citroën tem a oferecer no momento. Há uma tela sensível ao toque de 12" para o sistema de informação e entretenimento e um head-up display de tamanho generoso com suporte para realidade aumentada. Um painel de instrumentos totalmente digital também está a bordo, e você ainda tem controles físicos separados para as configurações do ar-condicionado.

Híbrido plug-in

Uma variedade de motores a gasolina está planejada, mas a Citroën destaca o trem de força híbrido plug-in com 225 cavalos de potência e mais de 50 quilômetros de autonomia no modo elétrico. Com o motor de combustão desligado, o modelo PHEV pode viajar a velocidades de até 135 km/h, o que é mais do que suficiente para a maioria das pessoas.

Criado para ser um carro topo de linha, o novo C5 X vem com a suspensão Citroën Advanced Comfort proprietária, com a versão híbrida plug-in levando as coisas mais longe, apresentando uma suspensão ativa. Vangloria-se do que a montadora francesa chama de Almofadas Hidráulicas Progressivas, o que corroborado com os assentos confortáveis, deve permitir uma rodagem macia com a seda, mesmo em terrenos acidentados.

O novo Citroën C5 X estará à venda na Europa no segundo semestre de 2021.

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Galeria: Citroën C5 X (2021) - fotos ao vivo