Módulos e pacotes de bateria foram desenvolvidos internamente em parceria

A Rivian anunciou oficialmente que as células da bateria de íon-lítio para seus próximos lançamentos, a picape elétrica R1T e também o SUV elétrico R1S, serão fornecidas pela Samsung SDI.

A decisão foi tomada depois que as duas empresas trabalharam juntas em todo o processo de desenvolvimento dos veículos elétricos para garantir testes e caracterização de células mais robustas. Até onde sabemos, a Rivian usará células cilíndricas do tipo 2170 (o formato é o mesmo do Tesla Model 3/Y).

Galeria: Rivian - Instalações de tecnologia de bateria

Os módulos de bateria (15 kWh ou mais cada) e pacotes de bateria (com duas camadas de módulos, refrigerados a líquido) foram desenvolvidos internamente pela Rivian e devem oferecer mais de 500 km de autonomia, bem como carregamento ultrarrápido.

"A picape R1T e o SUV R1S da Rivian oferecem uma combinação incomparável de desempenho, capacidade off-road e utilidade - o ciclo de trabalho robusto exige que o módulo e o pacote sejam projetados para operar em temperaturas extremas, situações desafiadoras e durabilidade. Os veículos Rivian em desenvolvimento para uso em frotas estarão em operação quase constante durante o dia e funcionarão em uma ampla variedade de ambientes térmicos."

"Rivian desenvolveu seu módulo de bateria e pacote para lidar com eficiência com essas situações de uso desafiadoras. O sistema de gerenciamento de bateria foi projetado para responder de forma inteligente a como um veículo está sendo operado ou carregado. Testes extensivos de caracterização de células em uma ampla gama de condições operacionais permitem que o algoritmos do sistema de gerenciamento de bateria otimize o desempenho e a vida útil da bateria."

Rivian - Instalações de tecnologia de bateria

A Rivian não revelou o volume do pedido à Samsung, mas acreditamos que seja de pelo menos alguns GWh anuais no início do contrato. 

O CEO da Rivian, RJ Scaringe, disse:

"Estamos entusiasmados com o desempenho e a confiabilidade das células de bateria SDI da Samsung combinadas com nosso módulo de alta densidade de energia e design de pacote. O foco da Samsung SDI em inovação e fornecimento responsável de materiais de bateria se alinha bem com nossa visão".

O lançamento no mercado da picape elétrica Rivian R1T e do SUV elétrico Rivian R1S está agendado para, respectivamente: junho e agosto de 2021.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram