Este é o novo Volkswagen ID.4 GTX, a versão esportiva equipada com tração nas quatro rodas do SUV elétrico. No entanto, ele não chega a ser um modelo de desempenho sólido como a linha GTI do Golf - na prática, é um ID.4 mais potente e com um pouco mais de esportividade no visual e no acabamento. 

É uma boa alternativa para aqueles que querem um pouco mais de personalidade em um SUV elétrico como o ID.4. Como dissemos, o nome GTX será usado em outros modelos elétricos da família ID da Volkswagen na Europa. A versão com tração integral que será lançada nos EUA no final deste ano poderá não ter a designação GTX, mas terá especificações técnicas similares. 

Galeria: Volkswagen ID.4 GTX (2021)

Motores e opções de baterias

O Volkswagen ID.4 GTX é equipado com motores dianteiro e traseiro. Juntos eles produzem 300 cavalos de potência (220 kW). O motor traseiro é uma unidade de ímã permanente e o dianteiro é um motor assíncrono. A Volkswagen afirma que o ID.4 GTX atingirá 100 km/h em 6,2 segundos. O modelo GTX tem o mesmo tamanho de bateria que os modelos com tração traseira: 82 kWh, sendo 77 kWh de energia utilizável. 

Volkswagen ID.4 GTX (2021) - perfil

Regeneração de energia e sistema de tração integral

O GTX "intelligent control system" determina a quantidade de energia a ser distribuída pelos dois motores. Na maioria das situações, o motor traseiro impulsiona o carro sozinho. O motor dianteiro não é ativado até que haja perda de tração ou se o ID.4 estiver sendo conduzido de forma mais agressiva. 

Quando o motorista pisa no pedal do freio, o motor traseiro é responsável por desacelerar o SUV elétrico enquanto recupera energia - o motor dianteiro pode recuperar energia em algumas situações específicas. O motor traseiro pode frear até uma taxa de desaceleração de cerca de 0,3g, depois disso, os freios hidráulicos entram em ação. No modo de condução D, a regeneração de energia só acontece quando o pedal do freio é acionado. No entanto, com o seletor na posição B (Freio), a regeneração de energia começa quando o motorista tira o pedal do acelerador. Assim como com o ID.4 de tração traseira, o GTX não oferece condução com um único pedal.

Carregamento

O ID.4 GTX terá um carregador de bordo AC de 11 kW para fins de carregamento doméstico e de nível 2. Em uma estação de carga rápida DC, o ID.4 pode carregar até 125 kW, o que corresponde a cerca de 300 km em 30 minutos.

Devido a seu motor duplo, a autonomia do GTX provavelmente será um pouco menor do que a versão atual de tração traseira, de 402 km pelo padrão EPA, embora seja possível atingir números melhores no mundo real. A VW diz que o GTX pode percorrer 480 km, mas pelo ciclo europeu WLTP, menos rigoroso que o norte-americano EPA.  

Volkswagen ID.4 GTX (2021) - interior/painel

Interior e Exterior exclusivos

Externamente, o ID.4 GTX possui pintura em duas cores com o teto e o spoiler em preto. Os pára-choques dianteiro e traseiro foram retrabalhados com uma aparência mais esportiva. Os emblemas GTX podem ser encontrados na tampa traseira e nos pára-lamas. As luzes diurnas, os faróis e as lanternas são todos em LEDs. As rodas de 20" são itens de série e as de 21" Narvik são opcionais. 

No interior, o GTX possui alguns diferenciais em relação às versões 'normais' de tração traseira. A maior parte do interior é escura, mas a parte superior do quadro de instrumentos e os apliques das portas em couro vêm em X-Blue. Costuras vermelhas podem ser encontrada em algumas partes. O logo GTX está presente no volante, nas soleiras das portas e nos bancos dianteiros.  

Volkswagen ID.4 GTX (2021) - farol

Itens de série

Os itens de série no ID.4 GTX incluem um sistema de iluminação ambiente de 30 cores, um volante de couro aquecido, bancos em couro com costuras vermelhas, um cluster de 5,3 polegadas, uma tela central sensível ao toque de 10", o assistente de voz Hello ID, sistema de navegação, Apple CarPlay, Android Auto e assistência de frenagem automática de emergência. 

Os recursos opcionais oferecidos em vários pacotes incluem uma tela central sensível ao toque de 12", tela de realidade aumentada, sistema de câmera de visão 360°, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de assistência ao motorista Travel Assist.

Pacotes esportivos e modos de condução

Os modos de condução do ID.4 GTX são: Eco, Comfort, Sport, Individual e Traction. O modo individual é provavelmente um modo personalizado e o 'traction' soa como um modo off-road. O pacote esportivo opcional baixa a carroceria 15 mm e inclui direção progressiva mais esportiva (quanto mais se gira o volante, mais direta se torna a relação de direção). O pacote Sports Plus também tem direção progressiva e adiciona suspensão adaptativa. De acordo com o comunicado de imprensa da VW:

"O Gerenciamento Dinâmico de Veículo (de série) conecta o DCC (suspensão regulável) com o bloqueio diferencial eletrônico XDS e gerencia sua interação com a máxima precisão. Além disso, ele trabalha de perto com o controle de tração nas quatro rodas, bem como com os sistemas de freio e controle de tração. Isto garante que a dinâmica e a estabilidade atinjam o melhor nível possível em todas as situações."

Volkswagen ID.4 GTX: especificações

Potência máxima 220 kW (300 cv)
Câmbio automático de 1 velocidade
Velocidade máxima 180 km/h
0-100 km/h  6.2 segundos
Capacidade da bateria (efetiva) 77 kWh
Autonomia (WLTP) 480 km 
Comprimento 4,582 mm 
Largura 1,852 mm 
Altura 1,616 mm 
Entre-eixos 2,765 mm 
Coeficiente de arrasto 0.29 Cd
Porta-malas 543 - 1,575 litros