A Volkswagen anunciou o início da construção de uma nova fábrica de carros elétricos na China. Seguindo a todo vapor com a eletrificação no país asiático, a marca alemã irá erguer uma nova unidade de produção da joint venture Volkswagen Anhui, que envolve a Volkswagen (75% de participação) e a JAC Motors.
Prova da força do Grupo Volkswagen na China, está será a terceira fábrica destinada para carros elétricos baseados na plataforma MEB no país, depois das já concluídas unidades de Anting (SAIC Volkswagen) e Foshan (FAW-Volkswagen), locais onde são produzidas as duas versões locais do Volkswagen ID.4.
A construção da fábrica da Volkswagen Anhui será concluída em meados de 2022 e iniciará a produção de carros elétricos no segundo semestre de 2023. Quando estiver operando a pleno vapor, será capaz de produzir até 350.000 veículos elétricos a bateria por ano.
O Grupo Volkswagen China planeja entregar até 1,5 milhão de unidades dos chamados NEVs - New Energy Vehicles - por ano até 2025. As três fábricas baseadas na arquitetura MEB serão capazes de produzir juntas até 950.000 veículos por ano neste primeiro momento, o que significa que novos investimentos serão necessários.
A construção da nova fábrica da Volkswagen inclui a modernização e expansão da fábrica anterior da Jianghuai Automobile Group (dona da JAC Motors) e uma linha de produção de carrocerias totalmente nova. O projeto cobre uma área total de 500.000 metros quadrados, dos quais a nova oficina de carrocerias deve ocupar uma área de aproximadamente 141.000 metros quadrados.
A nova unidade adotará uma série de medidas de economia de energia, incluindo o uso de piso aquecido a vapor na área de escritórios e a seleção de equipamentos de produção de baixo consumo de energia, para ajudar o grupo a atingir a meta de redução das emissões gerais de carbono. Além disso, o projeto também prevê a construção de um parque de fornecedores de baterias e peças no entorno da fábrica.
Dr. Stephan Wöllenstein, CEO do Grupo Volkswagen China, disse:
"A Volkswagen Anhui está definida para se tornar um centro global de inovação em mobilidade elétrica e uma pedra angular da estratégia de descarbonização do Grupo. Como a China é o maior mercado único do mundo para veículos NEV, precisamos fortalecer nossa competência local, e a Volkswagen Anhui é uma parte significativa dela. Com a usina alimentada por energia verde desde o primeiro dia, estamos demonstrando nosso compromisso em reduzir as emissões de carbono além de nossa frota."
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos