A bateria de estado sólido para carros elétricos está cada vez mais próxima da realidade. A Volkswagen e sua parceira, a QuantumScape, anunciaram um novo acordo para selecionar o local de produção e iniciar a linha de montagem das células mais eficientes até o fim deste ano. 

Entre os locais cotados para a nova fábrica de baterias estaria Salzgitter, na Alemanha, cidade onde a Volkswagen já possui uma fábrica. Vale lembrar que a QuantumScape recebeu recentemente um empréstimo de mais 100 milhões de euros da montadora alemã para construir um laboratório e um centro de pesquisa no país. 

Volkswagen: o projeto-piloto para a reciclagem de baterias

Trata-se da instalação da linha piloto, QS-1, que será inicialmente uma planta de produção comercial de células de bateria de 1 GWh de capacidade para baterias de veículos elétricos. A QuantumScape e a Volkswagen pretendem expandir a capacidade de produção em mais 20 GWh no mesmo local.

Nosso objetivo é colocar nossas baterias de metal de lítio de estado sólido no mercado o mais rápido possível. Essa joint venture reúne a tecnologia de bateria central da QuantumScape com o profundo conhecimento da Volkswagen de produção de alto volume e alta qualidade e maximiza nossa capacidade de trazer essa tecnologia para a produção industrial - disse Jagdeep Singh, CEO e cofundador da QuantumScape

Apostando em tecnologia de vanguarda, a QuantumScape diz que até o momento tem sido a única empresa a superar os principais desafios de produzir células de eletrólito sólido, graças ao desenvolvimento de um novo separador de cerâmica de baixo custo.

A promessa das baterias de estado sólido da empresa é de carregamento até 80% em 15 minutos e manter mais de 80% de sua capacidade original após 800 ciclos de carga/descarga, ou seja, uma longa vida útil com alta eficiência.  

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Green Car Congress

Galeria: VW ID.3 - produção em Zwickau