A StoreDot ficou famosa com as baterias de carregamento ultra-rápido XFC (Extreme Fast Charge) dedicadas a veículos elétricos. Agora a empresa israelense anuncia um acordo com a chinesa EVE Energy para uma parceria estratégica com o objetivo de chegar rapidamente à produção dessa bateria, que poderia começar até o final de 2021.
Graças a esta nova aliança, a StoreDot acredita que será capaz de atingir altos volumes de produção até 2024, além de explorar as linhas de montagem atuais para a produção de células convencionais de íon-lítio.
Tudo isso graças à experiência no setor da EVE Energy, um dos principais fabricantes de baterias do mundo. A empresa chinesa já vinha colaborando com a StoreDot desde 2018.
"Garantir uma capacidade de produção suficientemente grande é um dos maiores desafios enfrentados por qualquer tecnologia que precise ser lançada no mercado - disse Doron Myersdorf, CEO da StoreDot - No entanto, desde o primeiro dia, a EVE Energy compartilhou nossa visão de que o 'XFC é a chave para acelerar a adoção de veículos elétricos e, finalmente, alcançar uma transição completa para a mobilidade elétrica"
A colaboração com a EVE Energy, em particular, permitiu que a StoreDot confiasse na capacidade das fábricas existentes e evitasse mais investimentos precisamente para estabelecer novas linhas de produção próprias.
A bateria com ânodo predominantemente de silício representa o futuro da StoreDot porque permite à empresa apresentar um produto com grande velocidade de carregamento, ampla autonomia e custos compatíveis com as necessidades do mercado de carros elétricos.
Liu Jincheng, presidente da EVE, diz: "Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria com a StoreDot. A tecnologia XFC é crítica para acelerar a adoção de veículos elétricos porque elimina o tempo de execução da bateria e a ansiedade de carregamento. StoreDot nesta área, juntamente com nossa escalabilidade e recursos de fabricação, fornecem uma sinergia única para clientes de elétricos. O potencial da bateria XFC é enorme e esperamos continuar a trabalhar juntos para tornar esta tecnologia uma realidade comercial."
A tecnologia revolucionária XFC FlashBattery da StoreDot redefine a química das baterias de íon-lítio, reduzindo o tempo de carregamento de veículos elétricos de horas para minutos. Esse avanço é obtido principalmente pela substituição da grafite no ânodo da célula por nanopartículas não metálicas, como o silício, para superar os principais problemas de segurança, ciclo de vida e dilatação da célula durante o processo de carregamento.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
WEG anuncia R$ 1,8 bi para produzir baterias de veículos elétricos no Brasil
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Fabricante de baterias da GWM encerra operações e projetos na Europa
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Como a inteligência artificial revoluciona o mundo das baterias
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
QuantumScape inicia produção de baterias sólidas para carros elétricos