A Ford tem planos oficiais de lançar duas novas plataformas de carros elétricos até 2025. Tudo isso faz parte de uma série de anúncios após a apresentação oficial do próximo Ford F-150 Lightning, que é a futura versão 100% elétrica do veículo mais vendido nos Estados Unidos.

Agora é oficial que a nova plataforma será usada para versões totalmente elétricas do Ford Explorer e do Lincoln Aviator. A Ford também diz que usará a nova arquitetura para outros "SUVs robustos" que serão produzidos até o final da década.

Galeria: "Delivering Ford+"

O gerente de comunicações de produtos da Ford na América do Norte postou o seguinte tweet:

Sim, eletrificaremos totalmente o Explorer como você pode esperar, dado nosso plano de entregar 40% de nossa linha como veículos totalmente elétricos até 2030. Continuaremos usando nossos pontos fortes e eletrificaremos nossos ícones em segmentos de alto volume que dominamos hoje. Compartilharemos detalhes mais adiante.

A maioria de nossos leitores provavelmente estava bem ciente de que a F-150 não é apenas a caminhonete mais vendida no segmento, mas também o veículo mais vendido em todo o mercado interno. No entanto, a menos que você seja um fã ferrenho da Ford, pode não ter notado que o Explorer é o SUV mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos.

Ford F-150 Lightning - lateral

A Ford anunciou grandes planos para aumentar suas opções de veículos elétricos com o objetivo de que eles atinjam 40 por cento das vendas totais da marca até 2030. Claramente, uma F-150 totalmente elétrica, assim como um Explorer totalmente elétrico, são grandes passos para fazer isso acontecer, sem falar no SUV elétrico Mustang. 

A montadora norte-americana está claramente apostando na eletrificação de seus veículos mais populares na tentativa de começar a converter os compradores de carros a gasolina para carros elétricos. 

Bronco elétrico?

De acordo com o Automotive News, o CEO da Ford, Jim Farley, fez uma apresentação recente onde mencionou sobre as próximas versões elétricas do Explorer e do Lincoln Aviator. A menção aos SUVs robustos veio da plataforma de produtos e do diretor de operações da Ford, Hau Thai-Tang. Durante a apresentação, Thai-Tang revelou a silhueta de um veículo que poderia sugerir um Bronco elétrico.

Já fizemos referência ao potencial de um Bronco ou Bronco Sport totalmente elétrico em várias ocasiões. Além disso, apontamos o Rivian R1S como uma possível plataforma compartilhada para tal veículo, embora agora pareça que a Ford terá uma arquitetura própria.

Não houve menção específica de quando esperar esses futuros SUVs elétricos. No entanto, se eles forem montados em uma plataforma que não chegará até 2025, não faria sentido esperar esses veículos antes disso. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Ford F-150 Lightning