Comprometida com o acordo climático de Paris, a Porsche sustenta diversas iniciativas para a redução de emissões nocivas. Nesse propósito, a fabricante de carros esportivos passa a incluir a categoria Porsche Cup nessa estratégia, que inicia a temporada 2021 no Brasil neste fim de semana dando início ao programa de compensação de CO2 Porsche Impact.
Trata-se de um anúncio importante, pois será o primeiro evento de motorsport da Porsche no planeta a aderir a este programa. Ao total serão compensadas 700 toneladas de CO2.
Em uma temporada, a circulação dos carros de competição mais produzidos no planeta pelas pistas brasileiras e a operação logística de promoção das nove etapas da categoria representam 350 toneladas de CO2. A quantidade a ser neutralizada neste ano corresponde ao dobro da pegada de carbono deixada pela categoria.
Nas pistas brasileiras a adesão da Porsche Cup ao Porsche Impact também será simbolizada pelos carros de serviço, tanto o safety-car quanto o medical car. O safety-car pela primeira vez na história da maior categoria monomarca latino-americana será o Porsche Taycan, o primeiro modelo 100% elétrico da marca. O carro médico será o Porsche Cayenne E-hybrid.
"O automobilismo sempre funcionou como campo de prova para o desenvolvimento da indústria automotiva. Milhares de soluções hoje disponíveis nos carros de passeio surgiram nas pistas de competição. É muito gratificante ‘importar’ para o contexto das corridas uma solução bem-sucedida inicialmente desenvolvida para os consumidores dos carros de rua."
"Porsche Impact é uma ferramenta formidável pois possibilita uma abordagem sustentável sem abrir mão do prazer da pilotagem esportiva. A Porsche Cup se orgulha de ser a primeira categoria brasileira –e possivelmente a pioneira nos autódromos de todo o mundo– rumo à neutralização de carbono" afirma Dener Pires, promotor da Porsche Cup Brasil.
Como medidas específicas, todas as plantas globais da Porsche já são neutras em carbono desde o início do ano: Zuffenhausen desde 2020, seguida por Weissach e Leipzig em janeiro de 2021. Além disso, o objetivo é investir mais de 1 bilhão de euros em medidas de descarbonização ao longo dos próximos dez anos.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Porsche Panamera 2025 chega ao Brasil com mais potência e eficiência
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Cayenne inicia testes e será totalmente elétrico