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Peugeot Expert ganha versão movida a hidrogênio; veja detalhes

Vendas começam de forma limitada até o final de 2021 em alguns países da Europa

Peugeot E-expert Hidrogênio

A Peugeot anunciou de forma oficial que as vans e-Expert a hidrogênio irão se juntar às versões convencionais a diesel e elétrica a bateria (Peugeot e-Expert) no final de 2021 (inicialmente apenas na França e Alemanha).

O lançamento do Peugeot e-Expert Hydrogen se segue a estreia dos modelos Opel Vivaro-e Hydrogen (Vauxhall Vivaro-e Hydrogen no Reino Unido) no início deste mês. As especificações são as mesmas (veja abaixo), de acordo com as orientações para a arquitetura do sistema de célula a combustível de hidrogênio de potência média ditadas pela Stellantis em abril.

Galeria: Peugeot e-Expert Hydrogen

A produção dos veículos comerciais será realizada em Valenciennes, França, juntamente com outras versões, e depois concluída no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Rüsselsheim, Alemanha.

Esse plano por si só sugere uma produção muito limitada. Parece que a Stellantis irá simplesmente testar a solução de hidrogênio com algumas frotas em mercados selecionados e comparar os resultados com modelos a combustão e 100% elétricos já existentes. Dependendo do resultado, podemos ver a produção em série em maior escala.

Peugeot E-expert Hidrogênio

Na verdade, esse é um grande projeto que pode nos dar uma resposta importante e uma validação sobre a viabilidade das células a combustível de hidrogênio. Se os céticos se provarão errados ou se as frotas se limitarão às vans elétricas a bateria? O tempo dirá.

Especificações do Peugeot e-Expert Hydrogen:

  • autonomia total de mais de 400 km; reabastecimento dos tanques de hidrogênio em 3 minutos
    três tanques de hidrogênio de 700 bar (70 MPa), 4,4 kg de hidrogênio, sob o assoalho
  • autonomia no modo 100% elétrico: 50 km
    bateria auxiliar de 10.5 kWh; pico de saída de 90 kW
  • tração dianteira
  • Motor elétrico de ímã permanente de 100 kW (135 cv) e 26,5 kgfm de torque
  • Carregador de bordo trifásico de 11 kW
  • 2 comprimentos disponíveis (padrão e longo) com as mesmas características de volume de carga que as versões a diesel e elétrica a bateria
  • volume de carga de 5,3 m3 a 6,1 m3 de carga útil de até 1.100 kg e reboque de até 1.000 kg

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