O novo BMW i4 teve as primeiras fotos e dados revelados em meados de março. Agora, a BMW apresenta de forma oficial o i4 M50, o primeiro modelo totalmente elétrico da linha esportiva 'M', bem como todos os detalhes técnicos, especificações e preços do sedã elétrico.
Considerado um sedã cupê de quatro portas, o BMW i4 é uma espécie de 'irmão elétrico' do Série 4 Gran Coupe, ao menos em termos de porte. Ele estará disponível em duas versões, uma com tração traseira e 340 cv de potência e outra com tração integral e 544 cv - ambos são equipados com a mesma bateria de 81 kWh.
Como já dissemos, o sedã elétrico conta com a tecnologia eDrive de quinta geração, onde o motor elétrico, a eletrônica de potência e a transmissão estão integrados em um único conjunto para melhores resultados em eficiência e potência. A bateria proporciona autonomia de até 590 quilômetros.
O BMW i4 M50 conta com o Sport Boost, que é ativado por cerca de dez segundos, entregando nesse intervalo o máximo de potência e torque disponíveis - sua ativação é acompanhada por um ronco artificial bem convincente, segundo a marca.
A regeneração da frenagem possui um modo automático no qual a recuperação de energia é impulsionada ao se aproximar de um obstáculo, por exemplo. Há modos que podem ser selecionados manualmente de regeneração alta, média ou baixa.
Assim como muitos elétricos mais modernos, o BMW i4 conta com uma bomba de calor de série. A temperatura de funcionamento da bateria é otimizada automaticamente antes que o veículo pare em uma estação de carga rápida.
A recarga é feita com corrente contínua de até 200 kW. Isto representa um carregamento de 10 a 80% em 31 minutos. Em outra medida, dá pra adicionar 164 km (eDrive40i) ou 140 km (i4 M50) em 10 minutos se o estado inicial de carga for de 10%. Com corrente alternada, o carregamento total da bateria leva cerca de 8,5 horas.
O coeficiente de arrasto 0,24 é considerado bom e a bateria de alta tensão instalada no assoalho, a 11 cm do solo, reduz o centro de gravidade do i4 em 5 cm na comparação com um BMW Série 3 regular.
Em termos de porte, o BMW i4 tem 4,78 metros de comprimento (7 cm a mais que um Série 3), e se destaca pela ampla tampa traseira. O volume do porta-malas fica entre 470 e 1.290 litros.
O sedã elétrico está equipado com suspensão pneumática no eixo traseiro como item de série, enquanto o esportivo i4 M50 possui um modelo de suspensão adaptativa com ajuste específico M.
No interior, destaque para a ampla tela curva em formato retangular - ela abriga o quadro de instrumentos (12,3) e o sistema de informação e entretenimento (14,9") baseado no sistema operacional 8 da BMW. Há diversas funcionalidades como assistente de voz, sistema de detecção de semáforos e atualizações remotas (over-the-air).
Produzido na fábrica da BMW em Munique, o novo BMW i4, tanto na versão regular como o esportivo M50, estarão disponíveis no início de 2022 nos Estados Unidos com preços entre US$ 56.395 (R$ 290.500) e US$ 66.895 (R$ 344.600).
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW i4 ganha retoque visual e atualizações no sistema para a linha 2025
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo BMW i4 reestilizado será apresentado na próxima semana
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BMW dará US$ 1.000 aos clientes de carros elétricos que trocarem seu Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW i4 eDrive35 M Sport chega ao Brasil como opção de acesso por R$ 419.950