BMW aposta na energia solar e lança bateria para uso residencial

Da colaboração com a Solarwatt nasce o "Battery flex", um sistema de armazenamento doméstico de energia fotovoltaica

Solarwatt bateria flex base Perspectiva direita superior Solarwatt bateria flex base Perspectiva direita superior

Os carros elétricos estão cada vez mais ligados às fontes de energia renováveis. O último casamento neste sentido surge da colaboração entre a alemã BMW e a Solarwatt, empresa que constrói sistemas fotovoltaicos. O resultado da parceria é denominado "Battery flex", um sistema de armazenamento doméstico que utiliza os componentes da bateria fornecidos pela montadora.

Depois de coletada por painéis solares e armazenada, a energia pode ser usada para abastecer residências e, é claro, carros que 'vão na tomada'. A bateria flex estará disponível no mercado até o final do ano.

O sistema de armazenamento é modular e tem capacidade total entre 4,8 kWh e um máximo de 240 kWh. As duas empresas informaram que o sistema se integrará perfeitamente com os sistemas fotovoltaicos existentes, tanto em corrente contínua (DC) como em corrente alternada (AC). O peso dos componentes individuais, que atinge no máximo 25 quilos, permite uma instalação bastante fácil do acumulador.

O download das atualizações será feito automaticamente: basta conectar-se à conexão de internet da casa. Mas, acima de tudo, a BMW e Solarwatt visam reduzir tanto o consumo de eletricidade, com benefícios na conta de luz, quanto as emissões de CO2, e assim cumprir sua parcela de responsabilidade com o meio ambiente. 

Eric Hamm, chefe de sistemas de acionamento para clientes industriais e remanufatura da BMW, disse sem muitas palavras:

"Atribuímos grande importância em garantir que todos os aspectos ambientais e sociais sejam respeitados em nossas cadeias de suprimentos. Estamos satisfeitos que através da parceria com a Solarwatt possamos dar mais uma contribuição positiva e uma maior união entre a mobilidade fotovoltaica e elétrica". 

Stefan Quandt, o número um da Solarwatt também confirma a meta ambiental:

"Produzimos de forma sustentável e podemos garantir que a nossa cadeia de abastecimento é gerida de forma a ter em conta os aspectos sociais e ecológicos". 

Embora com uma abordagem diferente da Tesla, com seu sistema de energia solar, a BMW também está se concentrando na energia fotovoltaica à sua maneira.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram