A Lexus tem apostado bastante no Lexus NX, o SUV híbrido que está em sua segunda geração e é modelo 'do meio' no portfólio de SUVs da marca premium da Toyota, posicionado entre o compacto UX (que possui versão 100% elétrica) e o topo de linha RX.
O Lexus NX 2022 é 95% novo em seus componentes e representa uma evolução sobre o modelo anterior, apresentado em 2014, sob todos os aspectos, principalmente em termos de conectividade e sistema de propulsão, oferecendo, juntamente com a versão totalmente híbrida, uma nova variante híbrida plug-in, a primeira na história da Lexus.
Nunca faltou personalidade ao NX em termos de visual, e é por isso que o design da segunda geração surge como uma evolução das características de estilo que tornaram o modelo tão apreciado. O resultado é uma carroceria com características muito modernas, tipicamente japonesas e, ao mesmo tempo, de um gosto global que quer SUVs cada vez mais aerodinâmicos.
As novidades, em relação ao primeiro NX, são evidentes: a grade dianteira em "ampulheta" é mais vertical e com estrutura mais estreita, as tampas dos faróis dianteiros têm um formato suave e, na traseira, a linha de LEDs que atravessa a tampa traseira, que já estreou no UX, aqui se conecta com dois grupos óticos, também em LEDs.
Em comparação com a geração anterior, o comprimento aumentou 2 cm (4,66 m), assim como a largura (1,86 m), enquanto a altura aumentou 5 mm (1,65 m) e a distância entre eixos 3 cm. (2,69 m), em benefício da habitabilidade. Por outro lado, os números capacidade do porta-malas não foram revelados. Os arcos das rodas alargados acomodam rodas de até 20".
No interior, os designers trabalharam para tornar o habitáculo mais ergonômico e ainda mais refinado: o resultado é um cockpit que promete controle direto e intuitivo dos principais comandos do SUV.
Todas as informações e comandos estão à mão, para que o condutor não tenha que tirar os olhos da estrada: no head-up display, por exemplo, os ícones das funções que podem ser ativadas com os novos botões no volante. O botão de partida e o seletor de câmbio foram totalmente redesenhados para uma melhor aderência.
O grande destaque do cockipt do novo Lexus NX 2022 é a tela do sistema de informação e entretenimento, posicionada na parte superior do painel. Com 14" ela é uma das maiores do segmento, no entanto é opcional e a que vem de série tem 9,8". Além disso, há a introdução de um novo sistema informação e telemática sem precedentes.
Entre as suas várias funções estão a possibilidade de navegação através da nuvem e o módulo de dados incorporado com informação em tempo real, os comandos de voz que se ativam com a frase "Hey Lexus" e a compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay também sem fio.
Com a segunda geração, o NX dobra a aposta. A plataforma GA-K do grupo Toyota-Lexus permite dois sistemas de eletrificação distintos e, portanto, ao lado do 350h, o híbrido convencional, surge o 450h+, o primeiro híbrido recarregável da Lexus. Isso inclui um trem de força que combina um motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2,5 litros com dois motores elétricos posicionados nos eixos, permitindo assim a tração nas quatro rodas.
A bateria de íon-lítio tem capacidade de 18 kWh e promete autonomia no modo elétrico de até 63 km, com velocidade máxima de 135 km/h nessa condição. O carregador integrado suporta uma carga de até 6,6 kWh, com tempos de carregamento variando de 4 horas a 2,5 horas, dependendo da capacidade instalada. A potência total do sistema é de 306 cv, enquanto o 0-100 km/h leva pouco mais de 6 segundos.
A variante híbrida "completa", o 350h, está disponível com tração dianteira e integral. O motor de combustão interna é o mesmo de 4 cilindros com 2,5 litros, enquanto a potência chega a 242 cv. A transmissão, para ambas as versões, é a já conhecida CVT que equipa os outros modelos híbridos do grupo japonês.
Outra primazia do Lexus NX 2022 é a lista de itens de série que inclui a terceira geração do Lexus Safety System +, o "pacote" que integra todos os dispositivos de segurança ativos e auxiliares de condução. Agora oferece funções mais refinadas que são capazes de reconhecer obstáculos com mais precisão e mais rápido, como, por exemplo, árvores, paredes e postes ou pedestres em um cruzamento. O controle de cruzeiro adaptativo funciona de maneira integrada com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e com o Lane Trace Assist, para projetar trajetórias mais naturais por meio de intervenções corretivas na condução.
O alerta de pontos cegos pode reconhecer veículos e ciclistas que se aproximam pela retaguarda e pode, nestes casos, cancelar o destravamento das portas para evitar colisões. Além disso, como opcional, é possível ampliar a lista com outros sistemas, como assistente de mudança automática de faixa e um sistema de alerta de tráfego frontal, útil para a aproximação de um cruzamento.
No Brasil, o modelo atual do Lexus NX híbrido convencional está à venda com preço a partir de R$ 320.000. Em breve, a marca premium deve anunciar a chegada da versão atualizada ao país e seus respectivos preços.
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