A startup chinesa de carros elétricos NIO anunciou que recebeu a certificação oficial que permitirá à empresa iniciar as vendas de veículos na Europa. Com o chamado European Whole Vehicle Type Approval (EWVTA) concedido ao SUV elétrico NIO ES8, a marca começará sua inserção no mercado europeu pela Noruega.

A certificação EWVTA é essencial para a entrada no mercado europeu e significa que o NIO ES8 foi oficialmente aprovado para produção em massa e emplacamento em todos os países da União Europeia. Em 6 de maio, a NIO havia anunciado a sua entrada na Noruega, o primeiro mercado internacional da startup chinesa.

Galeria: NIO ES8

As entregas do NIO ES8 na Noruega estão previstas para começar em setembro deste ano. Ao mesmo tempo, a NIO iniciará as vendas diretas no país e também ativará a rede de serviços que inclui a NIO House e a promissora rede de troca de baterias que já está sendo bem difundida na China.

"O Regulamento (UE) 2018/858, em vigor desde 1º de setembro de 2020, tornou-se o novo regulamento estatutário para homologação de veículos na UE. O regulamento melhora a independência da qualidade e dos testes e vigilância dos veículos já existentes no mercado da UE."

Lançado como o terceiro modelo da empresa, o NIO ES8 é o um SUV elétrico de 641 cv de potência com capacidade para 6 ou 7 ocupantes. Sua bateria de 100 kWh tem autonomia estimada em 580 km pelo ciclo NEDC e o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, de acordo com os dados oficiais. 

Vitrine tecnológica da NIO, o modelo está equipado com diversos sistemas de assistência ao motorista e outras tecnologias de vanguarda. Destaque para o sistema de troca de baterias que permite em poucos minutos fazer o intercâmbio do acumulador e também estará disponível para os europeus.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: NIO ES8