A Honda confirmou oficialmente ao Motor1.com que vai encerrar definitivamente a produção dos modelos Clarity Plug-in Hybrid e Clarity Fuel Cell em agosto 2021.
A decisão de descontinuar o híbrido plug-in e a versão equipada com célula de combustível de hidrogênio vem na sequência do encerramento da produção do Honda Clarity Electric totalmente elétrico em 2020.
Um dos principais motivos é que as vendas totais da linha Clarity não foram muito altas, com apenas 1.896 unidades emplacadas durante os primeiros cinco meses deste ano, e acreditamos que as vendas do modelo a células de combustível também foram muito baixas, embora a Honda não detalhado os dados deste último.
No caso dos Estados Unidos, essa decisão significa que o mercado está perdendo um dos modelos híbridos plug-in de maior autonomia no modo elétrico (até 76 km).
Essas mudanças são parte do processo de mudança global da Honda, que fará um amplo ajuste na linha de modelos oferecidos pela marca. O fato de descontinuar um modelo a hidrogênio não quer dizer que a marca esteja abandonando esta tecnologia.
Em março de 2022, a montadora japonesa encerrará as atividades de sua fábrica em Sayama, no Japão, que produz os modelos Honda Legend e Odyssey (não plug-in) e os modelos Clarity (PHEV / FCV).
De um modo geral, a Honda se prepara para se tornar 100% elétrica (elétricos a bateria e a célula de combustível). No entanto, seu cronograma ainda está longe da conclusão:
"Toda a linha Clarity desempenhou um papel valioso no avanço da abordagem do portfólio da Honda para eletrificação, que é um aspecto importante de nosso compromisso em reduzir as emissões de CO2.
Agora, com um compromisso com a neutralidade de carbono até 2050, a Honda estabeleceu uma meta de realizar 100% das vendas com nossos veículos elétricos a bateria (BEV) ou elétricos a célula de combustível (FCEV) até 2040.
Estamos desenvolvendo nossa estratégia com foco no aumento da aplicação de nosso sistema híbrido de dois motores aos modelos principais, antes da introdução de nossos modelos 100% elétricos de maior volume em 2024.
Consistente com esta estratégia, a Honda encerrará a produção do Clarity Plug-in Hybrid e do Clarity Fuel Cell em agosto de 2021. Isso garantirá que tenhamos o Clarity Fuel Cell disponível para locação até 2022, e a Honda continuará a dar suporte a nossos clientes de modelos Clarity.
Os FCEVs desempenharão um papel fundamental em nossa estratégia de emissões zero, que está sendo promovida por nossos acordos conjuntos de fabricação e desenvolvimento. Continuamos a fazer investimentos significativos em infraestrutura de células de combustível e tecnologia de baterias."
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global