Há algum tempo foi anunciado que o futuro compacto elétrico Renault 5 teria uma versão esportiva. Agora, surgem mais informações desta variante, que na verdade será um modelo da marca Alpine, provavelmente um Alpine 5, de acordo com o que foi apurado pela Autocar

Reativada pela Renault, a marca de carros esportivos Alpine será totalmente elétrica e deve lançar o primeiro carro da nova linha por volta de 2024. Entre três modelos já antecipados por meio um teaser, o primeiro deles a chegar ao mercado pode ser a versão mais apimentada do Renault 5. 

Galeria: Renault R5 Prototype

De acordo com o que foi apurado pelo site britânico, o Renault 5 Alpine terá 217 cavalos (160 kW) de potência, um número bem acima do que o Renault 5 convencional, cujo motor elétrico deve entregar 135 cavalos (100 kW). Na prática, ele irá utilizar uma versão mais mansa do trem de força que estará no Megane elétrico. 

A matéria cita o chefe de engenharia da Renault, Gille Le Borgne, que afirmou:

Derivamos o motor de 100 kW encurtando o comprimento do motor elétrico que usaremos para o Mégane. Pode passar pela mesma linha de produção e tem a mesma tecnologia, mas menos cobre e outros elementos, por isso é mais curto. A resposta final é sim, porque queremos fazer carros Alpine, como você pode imaginar. Ao encurtar o motor, ele tem a mesma instalação global. Teremos de ajustar a dirigibilidade, porque será mais esportiva no R5 Alpine.

A versão esportiva do caçula entre os elétricos da marca francesa terá tração dianteira, mas aparentemente contará com vetorização de torque e promete uma condução bastante divertida. Estamos falando da Alpine, e o envolvimento do motorista está entre as prioridades da marca de desempenho do Grupo Renault. 

Na traseira teremos uma grande surpresa. Queremos fazer vetorização de torque e dirigibilidade em um nível realmente incrível, como você pode imaginar para um Alpine.

Previsto para chegar ao mercado em 2024, este futuro 'R5 Alpine' terá a companhia de mais dois novos veículos da Alpine, sendo o primeiro um SUV elétrico de alto desempenho e o segundo um sucessor para a Alpine A110. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Autocar