O novo Toyota Yaris Cross começa a ser produzido em série. O SUV compacto da Toyota baseado no Yaris é oferecido exclusivamente como um modelo híbrido e já está sendo montado na fábrica localizada na França para atender principalmente ao mercado europeu, onde é vendido pelo preço inicial de 27.750 euros (R$ 170.300) sem considerar os incentivos. 

Revelado há mais de um ano, a nova variante SUV do Toyota Yaris está sendo montada ao lado da versão hatchback na fábrica francesa de Valenciennes, que é controlada pela Toyota Motor Manufacturing France. 

Galeria: Toyota Yaris Cross

Graças a um investimento de 400 milhões de euros na fábrica, a Toyota pretende produzir 300.000 veículos por ano no local. A produção do conjunto híbrido, composto pelo motor a gasolina e um elétrico, bem como a transmissão, está sendo feita desde o início do ano na unidade da marca localizada na Polônia. 

Parte importante do plano de eletrificação da montadora japonesa na Europa, o Toyota Yaris Cross foi projetado, desenvolvido e teve a produção centralizada tendo em mente um veículo 100% adaptado aos gostos e preferências do consumidor europeu, segundo a própria Toyota. 

"O lançamento do Yaris Cross é um passo importante, pois não só aumenta a competitividade da Toyota, mas também reforça a nossa estratégia de localizar a produção e maximizar a capacidade fabril, tendo em vista o objetivo da Toyota de aumentar as vendas europeias para 1,5 milhões de unidades em 2025", comentou Marvin Cooke, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe (TME).

Galeria: Toyota Yaris Cross - produção

Construído sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), o Yaris Cross mede 4,18 metros de comprimento (24 cm a mais que o hatch) e possui 2,56 metros de distância entre-eixos. Seu destaque é o visual mais robusto, dada a proposta de SUV urbano, e maior altura do solo (+ 9 cm), totalizando 1,56 metro de altura. 

Ostentando o rótulo 'ECO', o SUV compacto é equipado com um conjunto híbrido que combina o propulsor 1.5 litro de 93 cv e 12,2 kgfm a um motor elétrico de 59 kW (80 cv) - a tração pode ser dianteira ou integral. O conjunto entrega 116 cv de potência e está associado a um câmbio automático e-CVT - a Toyota divulga consumo entre 20 e 21,7 km/l (dependendo da versão) e emissões entre 103 e 112 g/km CO₂.

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