A Audi faz parte do reduzido grupo de montadoras que já anunciaram quando vão parar de desenvolver novos carros a combustão (em 2026) e também quando vão parar de vendê-los de forma definitiva (em 2033). Isso significa que, em doze anos, a Audi venderá apenas carros elétricos, e para isso precisa encontrar meios de torná-los lucrativos o quanto antes para garantir seu futuro.
Mas em uma análise otimista, o CEO da Audi, Markus Duesmann, acredita que a empresa começará a ganhar dinheiro com carros elétricos em apenas 2 a 3 anos. A marca quer aumentar a produção em mais de 30% até o final da década, dos esperados 2 milhões de carros neste ano para 3 milhões em 2030. E nessa tempo, a maioria dos veículos na linha serão exclusivamente alimentados por baterias.
O que Duesmann também está deixando subentendido é o fato de que a safra atual de veículos elétricos da Audi não é tão lucrativa quanto sua linha de carros a combustão. E ainda, uma vez que o executivo acredite que apenas mais dois ou três anos sejam necessários para os elétricos se tornarem lucrativos, isso significa que eles não estão muito longe do objetivo - não temos certeza se a Audi está perdendo ou ganhando dinheiro com seus elétricos, mas nós acreditamos que isso deve variar de modelo para modelo.
Suas margens de lucro no e-Tron GT e Q4 E-Tron devem ser muito boas, dado o fato de que ambos são construídos sobre plataformas compartilhadas com outras montadoras (Porsche e Volkswagen, respectivamente). A Audi tem planos de adicionar vários veículos elétricos à sua linha e atingir um total de 20 carros movidos a bateria até 2025.
Também sabemos que modelos como os atuais A3 e A4 não terão mais um sucessor direto a gasolina quando forem descontinuados, embora tenham substitutos elétricos. Em relação ao A6, a Audi venderá as versões a combustão e elétrica (que na verdade serão dois carros completamente diferentes rodando em plataformas completamente diferentes), e ambos devem estar à venda no próximo ano.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Der Spiegel
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris