Fora de linha no Brasil, o Volkswagen up! acaba de chegar ao Uruguai na versão 100% elétrica, o VW e-up!. A Volkswagen realizou a apresentação do subcompacto no país vizinho, que foi escolhido pela marca alemã por ter a melhor infraestrutura para mobilidade elétrica na região. 

Reforçando que a América Latina está inserida no seu plano global de eletrificação e neutralidade em carbono, a Volkswagen somente nesta semana anunciou a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento para biocombustíveis e etanol no Brasil, bem como o início de pré-venda do Volkswagen e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico da empresa, que foi totalmente projetado e desenvolvido no país. 

"O VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Galeria: Volkswagen e-up! 2020

Primeiro carro elétrico da marca a ser oferecido na região, o Volkswagen e-up! teve as primeiras unidades entregues para a empresa de energia Direccion Nacional del Energia (DNE). As demais unidades serão trabalhadas pela Lestido, nesse primeiro momento, em ações de marketing com clientes - o lançamento ocorrerá posteriormente. 

O up! elétrico se diferencia externamente do modelo a gasolina por elementos como o bocal de carregamento e ausência das saídas de escape. Vale lembrar que a variante zero emissões é baseada no modelo europeu, que mede 3,60 metros de comprimento (o brasileiro possui 3,68 metros), sem contar o porta-malas menor (251 litros contra 285 litros do nacional). 

Galeria: Volkswagen e-up! 2020

Em termos de propulsão, o VW e-up! possui um motor elétrico de 82 cv de potência e 21,4 kgfm de torque alimentado por uma bateria de íon de lítio de 36,8 kWh. O sistema garante aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e velocidade máxima de 135 km/h. A Volkswagen declara autonomia de 255 km com uma carga.

O carregamento do Volkswagen e-up! requer 60 minutos plugado a um sistema de recarga rápida (40 kW) para que as baterias recuperem até 80% da sua capacidade total. 

Uruguai: referência em sustentabilidade

De acordo com Índice de Transição Energética 2020, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, o Uruguai ocupa o primeiro lugar nas Américas e o 11º em nível mundial no que diz respeito ao seu compromisso com energias renováveis e a Agência Internacional de Energia (IEA) reconheceu o país vizinho como um dos líderes globais em sustentabilidade energética, com quase 100% de sua eletricidade proveniente de fontes renováveis e diversificadas.

Além disso, em 2020, o Uruguai oficializou sua participação na Transport Decarbonization Alliance, que reúne países, cidades e empresas que compartilham um objetivo comum e trocam experiências sobre como alcançar a mobilidade com emissão zero.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Volkswagen