Nessa semana a Volkswagen fez vários anúncios sobre sua estratégia para um futuro de carros elétricos, autônomos e acima de tudo, conectados. Esses planos passam pela criação da plataforma SSP, investimento em fábricas e tecnologias para baterias e também podemos incluir mais um veículo, um SUV elétrico grande chamado ID.8.

Como dissemos, os planos ambiciosos de Wolfsburg incluem uma nova plataforma altamente versátil que servirá para os carros de todas as marcas do Grupo Volkswagen. Ela substituirá as bases MEB e a PPE elétricas, bem como as arquiteturas para os carros com motores a combustão do grupo.

Galeria: Volkswagen ID.6 no Salão de Xangai 2021

Mas enquanto ela não fica pronta, o que está previsto para ocorrer até 2026, a arquitetura MEB continua cumprindo seu papel, principalmente com a família de carros elétricos ID. Foi o próprio CEO da Volkswagen, Herbert Diess, quem confirmou o lançamento de mais um SUV elétrico nessa plataforma.  

Posicionado acima do ID.6, apresentado recentemente na China, este novo Volkswagen ID.8 também terá três fileiras de assentos e porte que a imprensa internacional relata como próximo ao de um Volkswagen Atlas, para efeito de comparação. Nesse caso, estamos falando de um SUV com mais de 5 metros de comprimento para ocupar o topo da cadeia de SUVs elétricos da marca alemã.

No entanto, Diess não deu mais detalhes sobre a novidade, nem em quais mercados ele será lançado. Nessa linha de SUVs elétricos, o que temos até o momento é o ID.4, que também será produzido nos EUA em 2022 e chegará ao Brasil, além do ID.6, com seis lugares e pensado para o mercado chinês, mas que pode eventualmente expandir seus mercados, com o ID.8 no topo da cadeia.

A Volkswagen estima que até 2030 suas vendas de carros elétricos respondam por 50% das vendas totais em nível global, naturalmente, com a Europa, a China e os Estados Unidos puxando esses números para cima. O objetivo final é chegar a 2040 vendendo 100% de carros elétricos em todos os mercados onde atua. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Volkswagen I.D. Roomzz