O novo Honda HR-V 2022 foi apresentado ao vivo pela primeira vez. Nesta nova geração, o SUV compacto aposta no visual mais cupê, sistema híbrido e:HEV e muita tecnologia a bordo. A Honda está cada vez mais empenhada na tarefa de eletrificar sua gama de modelos, começando pelos híbridos e perseguindo a meta de que até 2040 todos os seus modelos sejam 100% elétricos.

Nesse movimento, o próximo capítulo tem como protagonista o novo HR-V e:HEV 2022, o SUV urbano híbrido, que tem uma nova imagem, renova os argumentos e mantém algumas das características que o definem como um dos modelos mais populares da marca em diversos mercados, inclusive aqui no Brasil. 

Galeria: Honda HR-V e:HEV 2022

Para conhecer o novo modelo em primeira mão, a Honda organizou uma apresentação estática onde nossos amigos do Motor1 Espanha puderam ver de perto um protótipo pré-produção, com um volante à direita. Ainda não há dados técnicos confirmados, mas foi possível ver de perto as principais novidades desta nova geração.

A primeira coisa a esclarecer é que este modelo é baseado na plataforma global B e que está equipado com um sistema híbrido semelhante ao utilizado por seus irmãos, especialmente o Jazz (Fit), Jazz Crosstar ou o CR-V. 

Honda HR-V E:HEV 2022 - traseira

No momento, o fabricante japonês não confirmou nenhum dado sobre as dimensões, exceto que serão iguais às da geração atual. Isso significa que o HR-V 2022 terá 4,34 metros de comprimento, 1,77 de largura e 1,60 metros de altura, embora esses números devam ser oficialmente confirmados. Também não foi confirmado se irá manter os 470 litros do porta-malas do atual HR-V; embora depois de ver o veículo, apostaríamos que o volume deva ser mantido.

A título de curiosidade, o único dado que a Honda confirmou sobre o novo HR-V é que ele aumentou a distância ao solo em 10 milímetros e que o espaço para as pernas nos bancos traseiros aumentou em 35 milímetros. Algo que é consistente com a impressão que tive depois de sentar dentro do HR-V, que continua sendo um dos SUVs urbanos mais espaçosos e confortáveis.

Honda HR-V E:HEV 2022 - interior

Em termos mecânicos, o HR-V está equipado com o sistema híbrido composto pelo motor 1.5 i-VTEC a gasolina associado a um gerador/propulsor, controlado por uma Unidade de Potência Inteligente localizado na parte traseira do veículo. No conjunto, a potência disponível é de 131 cv com 25,5 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm.

Por dentro, a sensação de simplicidade é reforçada por um design clean do painel, que destaca a nova tela do sistema de informação e entretenimento HMI, com 9,0 polegadas, que agora possui uma interface mais amigável e inclui os protocolos Apple CarPlay e Android Auto.

Apesar de novo, o HR-V 2022 mantem atributos como o Honda Magic Seat, que pode ser dobrado facilmente e que garante uma capacidade de carga interior excepcional. Além disso, merece destaque o pacote 'Honda Sensing', que inclui o sistema de frenagem de emergência na cidade, controle de cruzeiro adaptativo, alerta para mudança involuntária de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, entre outras funcionalidades. 

As primeiras entregas na Europa estão programadas para fevereiro de 2022, com início de vendas a partir do mês de setembro. No Brasil, o novo HR-V 2022 foi registrado recentemente e deve começar a ser produzido no início do ano que vem na fábrica de Itirapina (SP) - ainda não está claro se a versão híbrida será vendida desde o início ou será lançada posteriormente.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram