Iniciativa inédita da VWCO prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento da bateria de caminhões elétricos

Com o lançamento do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico da Volkswagen, a ABB Eletrificação reafirma sua parceira estratégica com a Volkswagen Caminhões e Ônibus no e-Consórcio, que está dando início a uma nova era de produtos e soluções para o ecossistema de transporte e logística para a viabilização da mobilidade elétrica.

O e-Consórcio conta com vários parceiros, lideres mundiais em suas respectivas áreas, e a ABB, por sua vez, será responsável pelo fornecimento da infraestrutura de recarga no cliente, levando sua experiência mundial em mobilidade elétrica. A empresa oferece desde diferentes estações com elevada capacidade energética a soluções inteligentes e diversificadas para o abastecimento de vários veículos em um mesmo local.

Galeria: ABB - infraestrutura de recarga

Os carregadores de alta potência têm a capacidade de alimentar os caminhões com 24 a 150 kW/h de acordo com a sua configuração, além de permitirem a recarga de múltiplos veículos simultaneamente. Para chegar ao equipamento mais adequado para cada cliente, a ABB e demais parceiras irão trabalhar juntamente com a Volkswagen Caminhões e Ônibus no processo de orientação. 

Lançado em 2019, o e-Consórcio, um sistema de produção único no mundo, prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos, integrando toda a cadeia de fornecedores. Com isso, a iniciativa facilita o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais. 

Galeria: Volkswagen e-Delivery - lançamento

A ABB lidera a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, com portfólio amplo de equipamentos inteligentes e conectados, dando suporte a todos os padrões normatizados de carregamento de veículos elétricos. 

Os carregadores para veículos elétricos da ABB podem integrar-se com qualquer aplicação de pagamento ou outros serviços via protocolo de comunicação OCPP, além disto, os carregadores conectados à internet permitem gerenciamento remoto antecipando as necessidades de carregamento e de futuras manutenções.

O caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery está em pré-venda em duas versões (11 e 14 toneladas) desde o início desta semana. As entregas começam em novembro e os preços variam entre R$ 780.000 e R$ 980.000, dependendo do pacote de baterias escolhido.  

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: ABB