Em 2011, a Toyota lançava no Japão o Toyota Aqua, um compacto híbrido também conhecido em outros mercados como Toyota Prius C, e desde então mais de 1,87 milhão de exemplares foram vendidos globalmente. Agora, a montadora japonesa apresenta o novo Toyota Aqua 2022.

Trata-se de um modelo baseado na plataforma TNGA-B, a mesma em que serve ao novo Toyota Yaris europeu, e segundo o fabricante consegue melhorar a sua eficiência em 20% na comparação com o seu antecessor, além de ganhar 50 milímetros na distância entre-eixos (agora 2,6 metros), bem como habitabilidade na cabine, principalmente nos bancos traseiros. 

Galeria: Toyota Aqua 2022

O Aqua oferece operação com um pedal (também conhecido como Comfort Pedal) e ainda vem em uma versão com tração nas quatro rodas nas versões de acabamento mais caras equipados com o sistema E-Four.

Outro destaque do compacto híbrido da Toyota é o suporte ao carregamento bidirecional, que é um recurso normalmente associado a carros 100% elétricos. Todas as versões do Aqua têm uma tomada acessória (AC 100 V/1.500 W) e um modo de fornecimento de energia de emergência como item de série, o que permite ao carro fornecer energia para fontes externas como aparelhos elétricos durante apagões, por exemplo.

Toyota Aqua 2022 híbrido

Do modo 100% elétrico ao banco do motorista giratório, o novo Toyota Aqua está impressionantemente bem equipado para um hatchback compacto. E falando no interior, trata-se do primeiro Toyota deste tamanho a ser equipado com uma tela para o sistema de informação e entretenimento com 10,5 polegadas. 

Falando das novidades, a Toyota afirma que o Aqua 2022 é o primeiro carro de produção a usar uma bateria bipolar de níquel-hidrogênio de alta potência. Ele tem o dobro de potência da bateria de níquel-hidrogênio da geração anterior e oferece melhor resposta de aceleração ao trabalhar em conjunto com o motor a gasolina. Além disso, permite que o Aqua alcance velocidades mais altas no modelo elétrico do que antes. 

O Toyota Aqua 2022 está equipado com um motor 1.5 litro a gasolina de 90 cv e 12,3 kgfm ue trabalha em conjunto com um motor elétrico (duplo) de 61 cv. Tanto na versão com tração dianteira quanto no modelo de tração nas quatro rodas, o compacto híbrido tem consumo médio de 35,8 km/l.

Destinado ao Japão, o Aqua 2022 custa a partir de 1.980.000 JPY (R$ 94.200) para a versão básica com tração dianteira, valor que sobe para 2.598.000 JPY (R$ 123.700) para a versão E-Four de tração integral. Com proposta urbana, o hatch híbrido é uma ótima opção em termos de veículo eletrificado e eficiente, mas no momento está bem longe dos planos para o Brasil, que deve receber em breve uma versão híbrida flex do Yaris. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram