De acordo com o Automotive News, quatro fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que a Rivian pretende construir uma segunda fábrica de veículos elétricos nos Estados Unidos. Além disso, as fontes informaram que a planta também produziria células de bateria.

Automotive News parece ter um talento especial para ter acesso a muitas informações relacionadas aos carros elétricos de fontes anônimas. No caso da Tesla, a "notícia" quase nunca é confirmada, já que a montadora não possui um departamento de relações públicas. No entanto, esta notícia recente relacionada à expansão da Rivian já foi oficialmente confirmada pela montadora, embora com poucos detalhes.

Galeria: Rivian R1S e R1T

Ao ser questionada sobre os rumores, a porta-voz de Rivian, Amy Mast, respondeu:

"Embora esteja no início de um processo de evolução, Rivian está explorando locais para uma segunda fábrica nos Estados Unidos."

A Rivian está enfrentando atrasos na produção e na entrega, o que fez com que a fabricante de picapes elétricas atrasasse sua data de lançamento várias vezes. Enquanto isso, a empresa diz que sua van de entrega da Amazon ainda está dentro do prazo. Além disso, a startup diz que tem planos de instalar estações de recarga em parques estaduais e tem planos futuros para iniciar vendas na Europa. 

Embora os atrasos sejam preocupantes para muitos, especialmente quando se trata de startups de veículos elétricos, parece que há muita coisa acontecendo na Rivian para que a empresa simplesmente desista. Normalmente, ninguém instala uma rede de carregamento e procura futuras instalações se houver uma boa chance de afundar. Sabemos que a Rivian tem forte apoio financeiro de muitas empresas importantes, o que também deve ser levado em conta.

Rivian R1S e R1T

De qualquer forma, a matéria também informou que vários estados dos EUA já fizeram uma oferta para uma nova fábrica da Rivian. Embora Mast não tenha confirmado os rumores de que a montadora poderia abrir caminho já no início do próximo ano, ela acrescentou:

"Estamos ansiosos para trabalhar com uma comunidade de suporte avançada em tecnologia, a fim de criar uma parceria tão forte quanto a que temos com a unidade de Normal."

Nada é oficial. No entanto, neste ponto, parece que Rivian não é uma questão de "se", mas sim de "quando?". A pandemia tem prejudicado empresas em todo o mundo e, se as montadoras estabelecidas estão lutando, não seria diferente com as startups.  

Certamente esperamos que Rivian não atrase o lançamento de seu veículo mais uma vez, mas é fundamental que o lançamento tenha sucesso. A empresa deve estar prevendo uma enorme demanda por seus veículos atuais e futuros, pois já está procurando outro local para uma fábrica nos Estados Unidos e planejando expandir suas operações para a Europa em breve. A conferir. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram