O novo Honda HR-V 2022, que será híbrido pela primeira vez, está sendo revelado aos poucos. Depois da primeira apresentação ao vivo há poucos dias, o SUV compacto agora teve novos detalhes e especificações divulgados pela Honda, com destaque para os dados de consumo.

Após ter o visual da versão de produção revelado, que mudou completamente em relação ao modelo anterior, ficando mais equilibrado e contemporâneo, o novo Honda HR-V será vendido na Europa exclusivamente na versão eletrificada. 

Galeria: Honda HR-V 2022 e:HEV - Europa

Sistema híbrido

Como já mencionamos, uma das grandes novidades é o trem de força híbrido e:HEV, o mesmo utilizado pelo Honda Jazz (Fit) e:HEV, composto pelo motor a gasolina DOHC i-VTEC 1,5 litro de ciclo Atkinson de 131 cv e 25,5 kgfm que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos. O sistema também possui uma bateria de íon-lítio de baixa capacidade e uma transmissão gerenciada por uma unidade de controle inteligente com três modos de condução EV, Hybrid e Motor

Sem interferência do motorista, a unidade de controle alterna os modos de condução de acordo com as necessidades de uso. Na estrada, em velocidades de cruzeiro, ela funciona no modo Motor (propulsor a gasolina) e, no caso do motorista precisar de mais torque, como em uma ultrapassagem, por exemplo, é ativado o modo Hybrid. Já o modo EV (elétrico) é reservado para as partidas e condução em velocidades mais baixas.

Honda HR-V 2022 híbrido - Europa

Ao motorista, a única opção que resta é escolher entre os dois modos: Sport e Econ, o primeiro para priorizar o desempenho e obter respostas mais rápidas e o segundo para otimizar o consumo e a eficiência.

Ponto positivo para a bateria, que por sua dimensão reduzida pode ser alocada na parte inferior do veículo, sem interferir no espaço interno ou na capacidade do porta-malas. 

Galeria: Honda HR-V e:HEV 2022

Consumo e emissões

De acordo com a Honda, o novo HR-V e:HEV tem consumo homologado pelo padrão europeu WLTP em circuito misto (cidade/estrada) de 5,4 litros / 100 km, ou 18,5 km/l, com emissões de 122 gramas de CO2 por km, o que credencia o modelo a receber o selo DGT ECO.

Mais detalhes serão revelados nos próximos meses, sendo que as primeiras entregas na Europa estão programadas para fevereiro de 2022, com início de vendas a partir do mês de setembro.

No Brasil, o novo HR-V 2022 foi registrado recentemente e deve começar a ser produzido no início do ano que vem na fábrica de Itirapina (SP) - ainda não está claro se a versão híbrida será vendida desde o início ou lançada em um segundo momento.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram