O número de motoristas que esperam que seu próximo carro seja elétrico aumentou quase um terço, de acordo com uma nova pesquisa publicada esta semana no Reino Unido. Um estudo com mais de 2.000 motoristas da rede de oficinas Kwik Fit revelou que 11% dos motoristas que planejam trocar de carro esperam que o substituto seja totalmente elétrico.

A rede Kwik Fit fez uma pesquisa semelhante no ano passado, quando apenas 8% dos entrevistados disseram que migrariam para um veículo elétrico. Isso sugere que o número de pessoas que esperam que seu próximo carro seja elétrico aumentou 32% em apenas 12 meses.

Galeria: Enel X - carregadores inteligentes

Se você adicionar o número de pessoas que esperam que seu próximo carro seja um modelo híbrido, o número sobe para 37 por cento. Isso é 33% maior do que no ano passado.

Como resultado, os carros híbridos e elétricos ultrapassaram os veículos movidos a combustão interna convencionais como a intenção de próximo carro da maioria dos motoristas. O estudo do ano passado descobriu que 41 por cento dos entrevistados achavam que seu próximo carro teria um motor a gasolina ou diesel, mas esse número caiu para 35% desde então.

E o número de motoristas inseguros sobre qual será seu próximo carro também aumentou. No ano passado, pouco mais de um quarto (26 por cento) dos motoristas não tinham ideia de qual tipo de propulsão teria seu próximo carro, mas esse número subiu para quase três em 10 (28 por cento) este ano.

Teste Volkswagen ID.3 (2020) - recarga

Os motoristas em Londres foram os mais propensos a considerar a opção por híbridos ou totalmente elétricos, com 65% dos motoristas dizendo que estão fazendo exatamente isso. A segunda região mais alta é o nordeste da Inglaterra, onde 49% estão considerando um veículo de baixa emissão. A região com menos entusiasmo pela nova tecnologia é a Escócia, onde pouco menos de um quarto (24 por cento) dos motoristas afirmam que já pretendem comprar um carro híbrido ou elétrico. 

Kwik Fit diz que a pesquisa mostra que encorajar os motoristas a migrar para veículos elétricos o mais rápido possível será "um desafio". A empresa diz que o motorista médio espera trocar de carro em pouco menos de dois anos (21,6 meses), enquanto aqueles que esperam que seu próximo carro seja elétrico planejam trocar em 23,9 meses. Em comparação, o motorista médio que escolhe um carro a gasolina ou diesel como seu próximo veículo irá substituí-lo em apenas 17,6 meses.

Em todo o Reino Unido, a falta de pontos de carregamento é o maior impeditivo para os motoristas de veículos elétricos, com 38 por cento dos que ainda não consideram esse tipo de carro citando isso como razão. E o número sobe para 51% no País de Gales e 50% em Yorkshire.

"Esta pesquisa mostra que nos últimos doze meses os compradores de automóveis parecem ter ultrapassado um ponto crítico na mudança para os carros elétricos", disse Roger Griggs, diretor de comunicações da Kwik Fit.

"No entanto, embora a consideração dos modelos de baixa emissão tenha superado a da gasolina e do diesel, ainda há muito a fazer para convencer alguns motoristas. Algumas barreiras a serem consideradas podem ser atribuídas a uma percepção equivocada ou à falta de conhecimento atualizado, e a indústria deve trabalhar em conjunto para lidar com essas áreas. Mas também é vital que haja um investimento visível feito na infraestrutura de carregamento para garantir que os motoristas tenham confiança para fazer a mudança."

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram