Segundo país no ranking de geração de energia solar, os Estados Unidos irão inaugurar em breve um empreendimento gigantesco. Trata-se do maior complexo de usina solar do mundo, com capacidade para alimentar, por exemplo, um parque de diversões e entretenimento como o Walt Disney World por sete horas, o que é impressionante. 

A Florida Power and Light Company (FPL) anuncia que já concluiu 75% do complexo, que formará a maior bateria para armazenamento de energia solar do mundo. O mega-sistema consistirá em 132 contêineres de armazenamento de energia dispostos em uma área de 16 hectares. Cada contêiner terá aproximadamente 400 módulos de bateria.

Galeria: FPL - energia solar

Localizado na Flórida, o Manatee Energy Storage Center terá capacidade de 409 MW quando estiver operando, capaz de entregar 900 megawatts-hora (MWh), o suficiente para abastecer cerca de 329.000 residências por mais de duas horas.

Segundo informado, cada módulo pode armazenar energia equivalente a 2.000 baterias de iPhone - ao todo, o sistema será equivalente a cerca de 100 milhões de baterias de smatphones combinadas.

"Em junho, nos despedimos do carvão, descomissionando a última usina de carvão da FPL na Flórida, assim como ultrapassamos 40% do caminho para a conclusão de nosso plano 30 por 30: instalar 30 milhões de painéis solares até 2030. Em breve, a maior bateria movida a energia solar do mundo começará a servir aos clientes, e voltaremos nossa atenção para um projeto piloto inovador de hidrogênio verde, que poderia desbloquear o potencial de um futuro de energia 100% livre de carbono" Disse o presidente e CEO da FPL, Eric Silagy. 

Além disto, a FPL também trabalha na transformação do estado norte-americano com vistas à infraestrutura para os carros elétricos. Matt Valle, vice-presidente de desenvolvimento da empresa de energia, informou que estão sendo implementados projetos em todo o estado "transformando o cenário de transporte da Flórida com mais de 1.000 carregadores de veículos elétricos e fazendo parceria com universidades e municípios".

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: FPL