Adotando mais uma iniciativa rumo a um futuro de mobilidade sem emissões, a BMW Group comunica que a fábrica em Araquari (SC) passou a utilizar um Veículo Elétrico Compacto de Combate a Incêndio.

A Unidade de Combate Incêndio Elétrica (UCI Elétrica) foi desenvolvida especialmente para a planta catarinense da marca bávara e é o primeiro modelo com essa configuração fabricado no Brasil. A inspiração para o projeto veio da fábrica do grupo em Leipzig, na Alemanha, que possui um modelo similar.

Galeria: BMW - bombeiro elétrico

O caminhão elétrico de bombeiro foi desenvolvido, produzido e customizado pela fabricante de modelos elétricos de carga Hitech, de Curitiba (PR), e a Mitren, de Porto Alegre (RS), esta última especializada na fabricação de veículos de combate a incêndio.

O veículo elétrico conta com dois cilindros de pressão com 150 bar, além de extintor de incêndio com capacidade para 500 litros de água. Essa configuração possibilita uma vazão d’água de 50 litros por minuto, com alcance do jato de 13 metros. A Unidade está totalmente equipada e preparada para responder a vários tipos de emergência como capturas de animais, vazamentos de produtos perigosos, pré-atendimento médico e incêndios.

Depois de pronto, o veículo também ganhou placas fotovoltaicas para que possa ser carregado também com energia solar. O que garante autonomia ininterrupta de operação de 100 quilômetros.

"A Unidade de Combate a Incêndio Elétrica está em consonância com os objetivos do BMW Group de assegurar o futuro da mobilidade sustentável. Nosso objetivo é reduzir as emissões de CO2 em 80% na produção dos nossos veículos, em 40% no uso e 20% na cadeia de fornecedores, até 2030, em comparação com 2019. Por isso, fico muito feliz em ver que nosso time busca inovações e melhorias em todos os processos", ressalta Mathias Hofmann, diretor geral da planta.

Desde 2016, a fábrica da BMW em Araquari vem adotando medidas para reduzir seu impacto ambiental. Com isso, desde sua inauguração até o fim de 2020, diminuiu o consumo de energia em 33%, o consumo de água em 41% e a quantidade de resíduos para descarte em 87%.

A planta também recebeu a instalação de 562 placas fotovoltaicas no telhado do prédio da Montagem e Logística no início de 2021 e já conta com a utilização de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões de CO2 em suas atividades - o que rendeu a certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO₂ na atmosfera.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: BMW