A corrida pelo mercado de motos elétricas está começando a esquentar. Depois de uma série de patinetes e scooters elétricos chegarem às ruas, a Voltz apresentou a EVS, modelo de porte similar a uma Honda CG 160, mas que utiliza um conjunto motriz totalmente elétrico. Hoje, a EVS já roda em um teste-piloto com a iFood, fazendo serviços de delivery por aplicativo.
Agora, foi a vez a de a Shineray apresentar sua oferta para este segmento. Trata-se da SHE 3000, que entrou em um período de pré-lançamento, ainda sem preços divulgados. As primeiras unidades, porém, devem chegar apenas no primeiro trimestre do ano que vem. No entanto, a marca, que montará a moto elétrica em Pernambuco, afirmou que, caso a logística com a China se normalize, o desembarque da SHE 3000 pode ocorrer mais cedo.
A marca ainda não confirmou os valores da moto, dando apenas aspectos básicos de sua ficha técnica. A Shineray SHE 3000 é alimentada por um conjunto de baterias de 3,6 kWh e impulsionada por um motor elétrico de 3 kW (4 cv) de potência montado diretamente na roda traseira. De acordo com a empresa, a carga completa das baterias leva entre 6 e 7 horas em uma tomada caseira.
A velocidade máxima declarada para a Shineray SHE 3000 é de 80 km/h. Já a autonomia divulgada pela empresa é de 120 km. De natureza utilitária, a nova moto elétrica da marca pode carregar até 150 kg, o que lhe dá uma boa carga útil para o uso nos grandes centros.
Tanto que, assim como a Voltz está fazendo com a EVS e a iFood, a Shineray anunciou uma parceria com a Solar Coca-Cola, empresa responsável pela produção e distribuição das bebidas nos estados do Nordeste e no Mato Grosso. Por lá, a Solar introduzirá 3 mil unidades da SHE 3000 em sua frota ao longo de seis anos para substituir os atuais modelos a combustão.
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