Entre os fabricantes mais ativos no universo da mobilidade elétrica, Hyundai e Kia estão bem situados, com vários veículos 100% elétricos no cronograma e aprimorando uma tecnologia que já está sendo bem difundida. E não para por aí: as duas montadoras coreanas planejam a chegada de um novo modelo elétrico até 2023, um carro com promessa de ser mais acessível.

Sabemos que os carros elétricos ainda hoje são, em sua maioria, bem mais caros do que os modelos equivalentes a combustão. Mas com o ganho de escala das tecnologias, em alguns anos, seus preços cairão para patamares equivalentes. 

Galeria: Hyundai Ioniq 5 - primeiras impressões

E a chegada de modelos menores também poderá possibilitar a oferta de preços mais baixos, como é o caso do pequeno SUV urbano que as duas fabricantes coreanas estão preparando. Segundo os nossos colegas da AutoExpress, este modelo poderá chegar a Europa em 2023 e a um preço de cerca de 25.000 euros (R$ 154.600) sem considerar os incentivos. 

A informação é da BorgWarner, fabricante dos componentes que equipam os motores elétricos para a gigante coreana. A empresa fornecerá ao grupo Kia-Hyundai um motor que integrará diretamente a caixa de câmbio e o diferencial para economizar espaço. 

Kia - carros elétricos 2027

As baterias também serão menores e deverão se beneficiar de uma capacidade de 40 kWh. Dada a proposta urbana, a autonomia deve ficar em torno de 300 a 350 quilômetros com uma carga e o motor deve desenvolver em torno de 180 cavalos de potência. 

No lado Hyundai, este modelo poderia ser chamado de Ioniq 1 ou Ioniq 2, enquanto que na Kia, será o EV1 ou EV2. Vale relembrar que, no início deste ano, Hyundai e Kia apresentaram sua futura linha de veículos 100% elétricos, com destaque para a chegada de muitos modelos em todos os principais segmentos de mercado, antecipado por um teaser divulgado recentemente pela marca. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Kia EV6