A BMW continua trabalhando para expandir suas opções em termos de mobilidade elétrica, inclusive no segmento duas rodas. E a novidade da vez é o conceito BMW CE 02, prévia de uma moto elétrica de pequeno porte, similar a um modelo de 125 cc e voltada para o uso urbano. 

De acordo com a definição da BMW Motorrad, o conceito não é classificado pela marca nem como scooter, nem como moto convencional, mas sim um veículo que mescla elementos dos dois estilos para melhor atender às necessidades de quem precisa se deslocar pelas cidades. Pode-se dizer que há algo da moto japonesa Honda Monkey, considerando seu porte e proposta.

Galeria: BMW Motorrad CE 02

Graças às dimensões e proporções compactas, o modelo também espera atrair um novo público-alvo: "pessoas com 16 anos ou mais que nunca andaram de moto e que ainda estão abertas a novas experiências, tecnologia inteligente e, acima de tudo, mobilidade com diversão."

O conceito de moto elétrica BMW CE 02 é apresentado como um modelo urbano, leve, com altura do assento limitado a 730 mm e pesando 120 quilos. A potência declarada é de 11 kW, suficientes, segundo a marca, para atingir a velocidade máxima de 90 km/h com um autonomia de 90 km com uma carga pelo ciclo WTMC. No entanto, não foram divulgados os dados sobre a capacidade da bateria, que de acordo com os dados informados, deve ficar entre 5 e 8 kWh de capacidade. 

BMW Motorrad CE 02 Concept

Visualmente, a moto elétrica BMW CE 02 se destaca pelas rodas de 15" e o quadro de dimensões reduzidas. Na dianteira, o farol plano com moldura preta é dividido em quatro diodos emissores de luz, enquanto na traseira as funções de iluminação e sinalização ficam a cargo de duas lentes reflexivas, semelhantes a um espelho. O painel é uma tela colorida, mas que integra funções de navegação.

Alexander Buckan, Chefe de Design da BMW Motorrad, comentou sobre o desenvolvimento do estudo:

"Queríamos desenvolver um veículo de duas rodas facilmente acessível para todos que desejam se mover de forma independente. O BMW Motorrad Concept CE 02 é um companheiro confiável na vida cotidiana. Você o ama porque está sempre à disposição e simplesmente funciona, mesmo que às vezes você não a trate com os cuidados necessários. E há adesivos, fitas e outras formas de personalização que deixam claro para todos que pertence a você. a liberdade juvenil e o espírito despreocupado, como um skate de duas rodas." 

Em uma primeira análise, parece se tratar de uma opção bastante interessante para o segmento duas rodas urbano, a exemplo do já apresentado scooter elétrico BMW CE 04. No entanto, a BMW Motorrad ainda não falou abertamente sobre evolução para um modelo de produção, ou mesmo fabricação em série. A considerar o rápido crescimento da demanda por motos e scooters elétricas, esse anúncio deve vir em breve. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram