A GM está lidando com um enorme problema global por conta do defeito nas baterias de alta tensão do Chevrolet Bolt. Após o anúncio de que a fábrica dos modelos Bolt e Bolt EUV nos Estados Unidos suspenderia a produção até a solução do problema, contatamos a GM do Brasil para um posicionamento sobre o início de entregas do novo Bolt 2022 por aqui, previsto para este mês.
Sem em entrar em detalhes ou mesmo informar uma nova data, a GM apenas admitiu que a interrupção da produção na fábrica norte-americana afetará o cronograma de comercialização do carro elétrico para o nosso mercado:
"O Bolt EV é feito na fábrica da empresa em Orion, nos Estados Unidos, e que recentes alterações na cadência de produção impactam o cronograma de fornecimento e comercialização do novo modelo no mercado brasileiro."
A princípio, podemos concluir que haverá atrasos, mas ainda não é possível determinar de quanto tempo será. O novo Chevrolet Bolt 2022 estava em pré-venda no Brasil desde agosto pelo preço de R$ 317.000, sendo que o primeiro lote de 20 unidades se esgotou em menos de 24 horas - quem conseguiu reservar o carro elétrico ganhará o Wallbox de 11 kW e instalação gratuita.
Com mudanças no visual externo e interno, além de um sistema de carregamento mais rápido, o Bolt 2022 segue equipado com o mesmo motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm de torque, alimentando por um conjunto de baterias de íon-lítio de 66 kWh. A autonomia declarada é de até 416 km, de acordo norte-americano EPA.
Assim como em outros mercados, a GM do Brasil anunciou nesta semana um recall envolvendo 235 unidades do Chevrolet Bolt 2020 para um ajuste de configuração e futura substituição da bateria de alta voltagem.
O motivo do recall é uma possível falha nos módulos de bateria de alta voltagem do carro elétrico. Em casos de carregamento até a capacidade total da bateria, ou algo próximo disso, há risco de incêndio, com possibilidade de danos materiais, lesões físicas graves ou até mesmo fatais.
A LG Energy Solution, fornecedora das baterias, trabalha diuturnamente em conjunto com a GM para chegar a uma solução. Não há detalhes sobre prazos, mas o processo é complicado e envolve identificar a falha, corrigir as linhas de produção, produzir novas células, testá-las novamente para assegurar que estão livres de defeitos na produção em série e, em seguida, retomar o fornecimento para a GM.
Até lá, a produção do Chevrolet Bolt 2022 ficará suspensa e a empresa norte-americana ainda terá que lidar com a definição de prioridades quando o fornecimento das células for restabelecido: atender primeiro à linha de montagem ou o recall dos modelos 2020 e 2021. A conferir.
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