A marca espanhola Cupra revelou o UrbanRebel Concept, protótipo de carro elétrico compacto que antecipa a linguagem visual da marca num futuro próximo. O conceito reúne as ideias de eletrificação, sustentabilidade e performance e abre caminho para um modelo de produção elétrico e urbano previsto para 2025.

Para dar vida ao modelo foi utilizada uma versão encurtada da plataforma MEB do Grupo Volkswagen, a mesma que também iremos encontrar nos pequenos carros elétricos da marca alemã, por enquanto chamados de ID.1 e ID.2 e nos modelos equivalentes das marcas Seat e Skoda.

Galeria: Cupra UrbanRebel Concept

Os carros elétricos compactos e urbanos, de fato, representam um ponto-chave da estratégia do Grupo, que visa produzir mais de 500.000 unidades por ano somente na fábrica de Martorell, na Espanha.

O design do UrbanRebel parece vir direto da passarela. A enorme asa traseira e o body kit volumoso aumentam dramaticamente a sensação de esportividade. As linhas refletem o estilo já visto no protótipo Tavascan e no Formentor, o primeiro modelo concebido diretamente pela Cupra, marca esportiva e de alto desempenho da Seat.

As dimensões são bastante compactas: 4,08 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e 1,44 metro de altura. No entanto, espera-se que a versão de produção tenha um design menos agressivo para tornar o carro acessível a um público mais amplo.

Mais rápido que Porsche e Audi

Graças às suas proporções reduzidas, o Cupra promete ser um verdadeiro 'foguete de bolso'. O pack de bateria pode fornecer potência contínua de 340 cv e pico de 435 cv com um arrancada de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos.

Os números de desempenho declaradas são realmente "loucos", tanto que este pequeno UrbanRebel seria de encarar um Porsche Taycan 4S ou um Audi e-tron GT sem passar vergonha. Não foram divulgados dados precisos sobre autonomia e tempos de carregamento.

O protótipo será apresentado na nova Garagem Cupra em Munique durante o IAA Mobility 2021, que vai de 7 a 12 de setembro. Resta saber se a versão de produção do UrbanRebel manterá esse nome ou se mudará sua identidade.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram