A Toyota não irá se apoiar somente nos carros elétricos no futuro, e isso não é segredo. A maior montadora japonesa segue um caminho diferente das marcas europeias e aposta na diversificação de opções de propulsão. Nesta semana, a Forbes publicou que a empresa se prepara para lançar uma inédita versão a hidrogênio para os modelos Corolla e Prius

Atualmente a Toyota investe pesado nos modelos híbridos e híbridos plug-in, além do hidrogênio. Ela tem trabalhado mais arduamente do que qualquer outra empresa para reduzir as emissões por meio dessas alternativas de propulsão.

Galeria: Toyota Corolla a hidrogênio

Nesse cenário, a montadora japonesa é um dos últimos grandes fabricantes a lançar um veículo elétrico, no caso o Toyota bZ4X, já apresentado como conceito funcional e programado para chegar ao mercado em 2022. 

Levando em conta esses fatores, além das diversas iniciativas e testes com carros movidos a hidrogênio que a Toyota divulga, fica claro que a marca japonesa realmente está levando a sério a massificação das opções com esse tipo de combustível. 

Após o lançamento do Toyota Mirai de segunda geração, um carro movido a célula de combustível de hidrogênio que pode rodar até 650 km com um tanque cheio, agora a marca quer explorar novas possibilidades com essa fonte de energia.  

No caso do Toyota Prius, o pioneiro carro híbrido da marca, o plano é lançar a quinta geração do modelo até o final do ano que vem como um híbrido plug-in a gasolina, e posteriormente, em 2023, também a hidrogênio, em uma combinação inédita dentro do portfólio da marca (PHEV a hidrogênio).

No caso do Corolla, os planos são para lançar uma versão com motor de combustão interna que queime hidrogênio, e não um modelo equipado com células de combustível, como o Mirai. A Toyota vem testando essa versão em algumas provas de automobilismo no Japão há alguns meses com resultados satisfatórios em termos de eficiência e resistência do conjunto mecânico. 

Caso o desenvolvimento seja bem sucedido e a versão realmente chegue ao mercado, será mais um pioneirismo da marca japonesa e uma oportunidade de provar que os carros a hidrogênio são uma boa alternativa aos veículos elétricos. A conferir.

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Fonte: Forbes