Na estreia mundial do atual Mercedes-Benz Classe G, durante o Salão de Detroit de 2018, o então CEO da Daimler, Dieter Zetsche, já havia prometido que a eletrificação chegaria ao utilitário. E o executivo estava certo, pois a fabricante alemã apresenta o Concept EQG, protótipo que é "um estudo quase de produção" do SUV, sendo mostrado no Salão de Munique (Alemanha).

Como os boatos mais recentes sugeriram, o EQG não utiliza a moderna plataforma EVA do EQS, mas sim com uma adaptação da base do Classe G com motor a combustão. Ou seja, é um SUV de verdade, com construção de carroceria sobre chassi, mas totalmente elétrico. As baterias serão integradas ao chassi para garantir um centro de gravidade baixo, mas a Mercedes não explicou como isso será feito exatamente.

O chassi também utiliza eixo rígido na traseira. Como é na versão a combustão, utiliza uma caixa redutora de acionamento manual. Tudo isso para que seja um verdadeiro carro off-road como se espera de um Classe G. Por outro lado, adota um sistema de propulsão com um motor integrado em cada uma das quatro rodas.

Vue latérale Mercedes-Benz Concept EQG

Assim como as versões com motores a combustão, o EQG será capaz de escalar subidas de até 45°, desde que o terreno não esteja muito acidentado. Em ângulos menores, promete ser muito valente e enfrentar qualquer situação.

Visualmente, o utilitário é tão quadrado quanto o Classe G, mantendo o icônico design do carro off-road. Manteve até os faróis redondos, usando uma borda em LED, enquanto as luzes de seta foram posicionadas na carroceria perto do capô, saltando para fora do veículo. A imitação de grade é iluminada, com pequenos quadrados azuis e uma borda em LED branco. Na traseira, a tampa do porta-malas aparece mais uma porta e, ao invés de carregar o estepe pendurado, tem uma caixa iluminada que parece um wallbox e que serve para guardar alguns objetos como o cabo de recarga.

Mercedes-Benz Concept EQG

Como está praticamente pronto, não deve mudar muito quando virar uma versão de produção. A iluminação no rack deve ser retirada e a grade deve perder a borda de LED. Está usando um conjunto de rodas de alumínio de 22" polidas, que também devem adotar um desenho menos incomum quando o utilitário for fabricado.

A Mercedes-Benz está sendo um pouco contraditória sobre quando veremos o EQG nas ruas. Neste momento, a empresa apenas diz que irá levar o elétrico para a pista de testes em Graz (Alemanha), onde irá percorrer 5,6 quilômetros no off-road em uma das trilhas mais desafiadores do mundo. Porém, em uma conferência para falar sobre a arquitetura para carros elétricos, a fabricante disse que a previsão é lançar o SUV em 2024.

Galeria: Mercedes-Benz Concept EQG