Ora Cat: 1° contato com o carro elétrico da Great Wall na Europa
Submarca da gigante chinesa oficializa sua chegada ao Velho Continente com a apresentação do Ora Cat
Ainda não tão conhecida, Ora é a marca de carros elétricos do grupo chinês Great Wall. Agora, a Ora prepara o terreno para se expandir para a Europa. Em uma prévia pouco antes do IAA Mobility, nossos amigos do InsideEVs Alemanha tiveram contato com primeiro modelo da submarca, o Ora Cat.
Os modelos Ora costumam adotar 'gato' em suas nomenclaturas na China. Nós já falamos do Punk Cat há alguns meses e o carro que aparece nessas fotos era conhecido anteriormente como Good Cat. Mas na Europa os nomes devem adotar um sistema diferente, no qual o marketing chinês e alemão ainda estão trabalhando. 'Cat' é, portanto, apenas um nome provisório.
Galeria: Ora Cat 1 (2022)
Após uma primeira volta com o carro, tive a impressão de que se trata de um carro pequeno. Exatamente, diz o gerente de produto italiano, isso é exatamente o que queríamos alcançar: o carro deveria parecer tão curto quanto um carro pequeno, mas na realidade o Cat tem cerca de 4,20 metros de comprimento como um VW ID.3 - um carro compacto/médio.
A segunda impressão foi: que desenho estranho. Gosto muito da dianteira - lembra vagamente um Porsche ou Mini. A pintura de efeito pérola azul-esverdeado e o teto branco também são bacanas. Mas que diabos? Bem, julgue por si mesmo. O intrigante nisso tudo é que as lanternas foram ocultadas. Não é o meu gosto, mas o carro não deve agradar a pessoas na casa dos cinquenta anos, mas aos jovens.
Além disso, deve haver uma segunda variante "GT", que dá ao carro um toque dinâmico. Há também um rebaixamento, entradas de ar na dianteira, um difusor traseiro e um pequeno spoiler de teto. Os apliques vermelhos nas rodas e em outros lugares também melhoram o visual, como pudemos ver nas primeiras fotos.
Ele é movido por um motor elétrico de 120 kW (163 cv), que supostamente leva o carro a 160 km/h. Estão previstas duas versões de bateria com 49 e 63 kWh, que devem resultar em autonomia em torno de 300 e 400 km, respectivamente. As baterias são fornecidas pelo fabricante chinês CATL. O carregamento é feito com corrente alternada de até 22 kW ou na estação de carregamento rápido de corrente contínua. Em seguida, você deve recarregar a bateria pequena de 0 a 80 por cento em 45 minutos, com a bateria grande gastando dez minutos a mais.
Por mais estranho que pareça o exterior, a cabine é bem projetada. No painel há uma tela dupla de série com 20,5", os materiais na versão que testamos são quase de nível premium. As superfícies parecem couro, mas são veganas. Achamos a sensação do "couro" acolchoado com diamantes no lado de dentro da porta, particularmente impressionante considerando o segmento.
Em termos de tecnologia, o 'gato elétrico' oferece faróis de LED matriz com os quais você pode deixar o farol alto aceso porque ele lê a aproximação de veículos contrários e controla o faixo de luz. Um sistema de radar e uma câmera frontal para condução semi-autônoma são itens de série. Há reconhecimento de rosto no interior, o que torna possível adaptar automaticamente certas configurações ao motorista. Por exemplo, o assento do motorista se move automaticamente para a posição correta ao entrar.
Na parte traseira, este primeiro Ora tem uma quantidade surpreendente de espaço. Não é de admirar, porque durante o desenvolvimento foi dada prioridade ao espaço para quem vai atrás. Desvantagem: O porta-malas é muito menor do que o normal em carros compactos. Equilibrar caixas pesadas de bebidas acima do limite máximo também não deve ser fácil.
Os preços do Ora Cat devem começar por volta dos 30.000 euros. Isso é relativamente barato para os padrões europeus atuais, até porque com esse valor você só consegue ter acesso o carros elétricos compactos como o Opel Corsa-e ou o Renault Zoe. Só esperamos que seja o preço antes do financiamento/incentivos - ainda não foi divulgado.
A apresentação irá acontecer no IAA Mobility e os reservas devem ser abertas até o fim do ano e as entregas começarão no primeiro semestre de 2022. Uma segunda marca da Great Wall, que também quer se lançar no mercado europeu a partir de 2022 também marcará presença no evento alemão com o SUV híbrido plug-in Wey Coffee 01.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Galeria: Ora Cat 1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM segue padrão do Brasil e muda nome Ora Funky Cat para Ora 03 na Europa
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
GWM sinaliza investimento em motor híbrido flex para o Brasil
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
Great Wall emplaca dois modelos entre os mais seguros pelo Euro NCAP
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Great Wall desembarca na Europa com SUV híbrido para peitar BMW